terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

JOGOS COOPERATIVOS PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS



1 – Ajudando Seus Amigos
Material: Saquinhos de areia ou feijão.
Disposição: Cada participante com um saquinho em cima da cabeça mantendo o equilíbrio, todos devem passear pelo espaço destinado para o jogo.
Desenvolvimento: Quando um saquinho cair, a pessoa que não conseguiu equilibrá-lo deve ficar “congelada”. Outra pessoa então deve tentar pegar o saquinho ajudando seu amigo a “descongelar-se” e seguir no jogo. Quando abaixar para pegar o saquinho do amigo, se o seu cair, também estará “congelado”.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Aprimorar o equilíbrio.
SOLER ( 2003, p. 112)

2 – Basquetebalde
Material: Bola e dois baldes.
Disposição: Duas equipes com seis ou mais integrantes, cada equipe tem um representante segurando um balde, que pode correr pela linha lateral (direita e esquerda), sem entrar na quadra.
Desenvolvimento: Os integrantes da equipe devem passar a bola entre si, tentando jogar a bola dentro do balde. O jogador, de posse da bola, pode passá-la ou tentar acertar o balde, porém não pode andar segurando a bola. A outra equipe procura interceptar a bola (sem contato pessoal) e tenta acertar o seu balde. Cada vez que um jogador acerta o balde, converte ponto e deverá jogar um dado. Se cair número ímpar, o ponto vale 1, 3 e 5 pontos a favor... se tirar números pares, o ponto vale 2, 4 e 6 pontos contra a sua equipe.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
*Desenvolver habilidades motoras, tais como: correr, passar, rebater,
lançar, etc.
SOLER (2003, p.111)

3 – Bola Alternativa
Material: Bolas de praia.
Disposição: Grupos de quatro a seis pessoas, formando pequenos círculos, olhando para fora. Devem estar unidos e agarrados pelos braços.
Desenvolvimento: O facilitador coloca a bola no chão dentro do círculo e explica que este deverá tirar a bola sem usar as mãos.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER (2003, p. 115)

4 – Cada Apito Um Grupo
Material: Nenhum.
Disposição: Todos à vontade, pelo espaço destinado para o grupo.
Desenvolvimento: O facilitador escolhe um participante que será o pegador. O jogo inicia, e as pessoas correm livremente pelo espaço destinado para o jogo. O facilitador apita três vezes, e todos devem formar grupos de três. O pegador neste momento tenta pegar quem ainda não formou grupos. O facilitador apita duas, quatro, seis, oito, etc.
Objetivos:
* Formar grupos;
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER (2003, p. 112)

5 – Completar a Sentença
Material: Aparelho de som.
Disposição: Todos dançando, ao som da música animada.
Desenvolvimento: Quando a música parar, formar grupos de três pessoas e responder rapidamente uma pergunta feita pelo facilitador (o que vier na cabeça).
O facilitador, a cada parada, vai sugerindo novos grupos: quatro, cinco, seis... Até o grupo todo.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar o trabalho em grupo;
* Exercitar a rapidez de raciocínio.
SOLER (2003, p. 114)

6 – Formar Grupos
Material: Nenhum.
Disposição: Todos à vontade, pelo espaço destinado para o jogo.
Desenvolvimento: Os participantes andando livremente pelo espaço destinado ao jogo. O facilitador cria alguns critérios para formar novos grupos: cor dos cabelos, número dos sapatos que cada um calça, o mês do aniversário, a comida favorita, a cor dos olhos, o signo, etc. Conseguiremos vários novos grupos, se percebermos  algumas características do grupo.
Objetivos:
* Formar novos grupos;
* Aprimorar a relação interpessoal;
* Estimular a cooperação.
SOLER (2003, p. 113)

7 – Murmurando
Material: Vendas para os olhos.
Disposição: Todos de quatro, murmurando com as vendas nos olhos.
Desenvolvimento: O facilitador deve escolher algumas pessoas para serem os seguranças. O objetivo dos seguranças é evitar que as pessoas batam nas paredes. O jogo começa com o facilitador dando um toque nas costas de alguém que está de quatro, este fica de pé com as pernas abertas (olhos abertos). O objetivo do grupo será achar a pessoa de pé e passar por entre as suas pernas (assim evoluirá). Quem vai passando levanta, abre as pernas e segura na cintura do primeiro. Continuar o jogo até que todos tenham evoluído.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar a relação interpessoal;
* Vivenciar uma atividade sem utilizar a visão.
SOLER (2003, p. 114)

8 – O Nó Humano
Material: Nenhum.
Disposição: Todos formando um círculo.
Desenvolvimento: O facilitador explica que será formado um nó humano. Cada participante agarra uma das mãos de duas pessoas, cuidando para não pegar as mãos das pessoas que estão logo a seu lado, nem as duas mãos de uma mesma pessoa. Quando todas as mãos estão agarradas, estará formado o nó humano. É preciso abrir o nó sem soltar as mãos. A idéia é todos ficarem num círculo, juntados pelas mãos.
Objetivos:
* Estimular a cooperação grupal;
* Propiciar o trabalho em equipe;
* Exercitar a flexibilidade.
BROWN (1994, p.84)

9 – Volençol
Material: Lençóis.
Disposição: Formando pequenos grupos, a princípio em duplas.
Desenvolvimento: Cada um com um pequeno “lençol” (um tecido similar, como uma camiseta ou, um cobertor) e uma bola. O desafio é lançar e recuperar a bola utilizando o “lençol”. Os parceiros podem criar inúmeras formas para dinamizar a atividade: fazer uma cesta; arremessar numa parede; lançar a bola, correr até um ponto e voltar; lançar e rolar no chão e outras tantas. Depois de algum tempo as duplas são incentivadas a interagir umas com as outras, trocando passes de “lençol” para “lençol”.
Pode ser com uma ou duas bolas, simultaneamente. O desafio pode evoluir para um “Volençol” (um jogo de voleibol com lençóis). Colocamos duplas com “lençóis” em cada lado da quadra de voleibol e desenvolvemos o jogo propondo a realização de metas comuns e respeitando o grau de habilidade que os participantes vão, gradualmente, alcançando. O uso de bolas com tamanho e peso variados, “lençóis” maiores para formação de grandes grupos, entre outros, são elementos que podem aumentar o grau de motivação e envolvimento no jogo.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar o trabalho em equipe;
* Desenvolver habilidades motoras, tais como: lançar, andar, correr, flexionar e estender.
BROTTO (2003, p.107)



BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. 7 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2003.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
BROWN, Guilhermo. Jogos Cooperativos: teoria e prática. Trad. Rui Bender. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994.
SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: 2 ed. Sprint, 2003.

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