quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ensino fundamental I - Lutas - Esgrima


Tema: Lutas.

Conteúdo: Esgrima

Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através dos jogos de oposição.

Material: Jornal, fita adesiva, papelão, tinta guache não tóxica de várias cores e barbante.

Metodologia:

Parte inicial (15 minutos):  O professor irá fazer a explanação da atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que  e como será atividade.

Atividade 1
Apresentar as fotografias abaixo e perguntar:

01 - 


02 - 


03 - 



“Alguém sabe o que essas pessoas estão fazendo?”, “Como se chama essa luta?”, “Alguém já viu essa luta? Onde?” Após essa aproximação, explicar que a esgrima é um esporte que evoluiu de uma antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ele. Apresentar, em seguida os tipos de esgrima existentes através das fotos explicando suas regras, os aspectos de segurança e o material utilizado (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma).

Florete


Espada




Sabre




Parte principal 1( 40 minutos):

Atividade 2

Propor à turma a construção de um florete e o colete para a esgrima. Com o jornal e a fita adesiva faz-se o florete da seguinte maneira:
1. enrole o jornal para que ele tome uma forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e prenda-o com fita adesiva.
2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva.
3. Enrole o papelão em volta do tronco do aluno e prenda-o com barbante.


Parte principal 2( 35 minutos):

Atividade 3

Um festival será organizado com os alunos devidamente “armados” com o material criado na atividade anterior. Em um banco sueco com colchões ao seu arredor, dois alunos se enfrentarão com o objetivo de tocar com a “espada” (agora com a ponta molhada com tinta guache) o tronco do seu oponente. Ganha aquele que conseguir manchar três vezes o papelão do companheiro. A dinâmica poderá ser realizada através de desafios onde, de maneira organizada, os alunos escolherão os seus adversários.

Parte final (10 minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao próximo, além das regras de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário