quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Capoeira


PLANO DE AULA

OBJETIVO:
- Praticar atividades relacionadas com a luta “CAPOEIRA”;
- Vincular a vivência da prática da Capoeira com o tema Cidadania, principalmente no que tange o aspecto atitudinal, relacionado com o respeito para com o próximo;
- Ser capaz de executar movimentos primários, porém importantes da capoeira, com a finalidade de possibilitar a participação da roda de capoeira, aplicada no final da aula.

CONTEÚDO:
- Capoeira;
- Palmas (ritmo para a roda de capoeira), alguns instrumentos utilizados na capoeira, “A U” (acrobacia geralmente aplicada ao entrar na roda), dinâmica da ginga, “esquiva”, “martelo”, “meia lua de frente”, “meia lua de compasso” e regras da roda de capoeira.

CONTEÚDO CONCEITUAL DA AULA:
- Compreender e assimilar os golpes da capoeira ministrados, bem como a dinâmica da roda de capoeira.

CONTEÚDO PROCEDIMENTAL DA AULA:
- Executar os golpes propostos, e participar da roda de capoeira com o devido entendimento a cerca de como proceder em relação ao colega.

CONTEÚDO ATITUDINAL DA AULA:
- Integração;
- Socialização;
- Paciência;
- Respeito;
- Atenção;
- Cooperação.

MATERIAIS UTILIZADOS
- Giz;
- Quadra poliesportiva;
- Professor de capoeira;
- Alguns instrumentos da capoeira.

DESENVOLVIMENTO DA AULA

     a)      Em quadra a professora socializa com os alunos o que será ministrado na aula, com os mesmos dispostos em círculo. Em seguida apresenta o professor de capoeira, o qual dará suporte à aula.

     b)     Os alunos formados em duas fileiras, uma de frente para a outra, trabalharão a “ginga”, como o primeiro movimento a ser ensinado.


     c)      Após a ginga, os alunos aprenderão a esquiva “Cocorinha”.

      d)     Durante o ensinamento do próximo golpe, os alunos ficarão sentados, sendo que este golpe será o martelo. Ao final do ensinamento os alunos ainda em duas fileiras, treinarão o golpe ensinado com o colega à sua frente.


      e)      Após o aprendizado do “martelo”, será ensinada pelo professor de capoeira a “meia lua de frente”, agora os alunos em círculo realização o golpe, cada um primeiramente sozinho, e depois que todos treinarem sozinhos, deverão treinar com um colega, porém gradativamente aplicando os golpes até agora ensinados, somente os ensinados. Nesta fase o aluno poderá golpear e se defender com a “esquiva”.

     f)       O último golpe a ser ensinado será a meia lua de compasso, à mesma maneira que o golpe anterior, “meia lua de frente”, for ensinado.


      g)     Os alunos estarão divididos em duas colunas, o primeiro de cada coluna deverá executar, com uma demonstração prévia do professor de capoeira, o movimento
“AÚ” (famosa “estrelinha”), que após a execução o aluno voltará para o final da fila para esperar a sua próxima vez (A experiência se dará por duas vezes).

      h)     Agora o aluno aprenderá, rapidamente a dar ritmo à roda de capoeira com as palmas.


      i)       A professora dividirá os alunos em dois grupos, cada grupo disposto em semi círculo, sendo um semi círculo de frente para o outro. Com essa formação dos alunos será executada uma atividade em que os primeiros de cada semi círculo se agacharão de modo a se cumprimentarem para entrar na roda de capoeira.

     j)       Aqui, as regrinhas para realizar a roda serão rapidamente explicadas são elas: dois se abaixarão onde se determinará que se inicia a roda se cumprimentando antes de entrar , bem como fazer para interromper o jogo de capoeira quando não se quer mais jogar ou quando quiser interromper o jogo alheio com a finalidade de se jogar com um dos capoeiristas atuantes na roda.

      k)     Os alunos estão prontos para jogar a capoeira, realizando a “roda” propriamente dita, com palmas, ritmo, e realização dos golpes ensinados, bem como obedecendo às regras da roda.


Obs.: Todos os golpes serão demonstrados e ensinados pelo professor de capoeira, porém a organização espacial dos alunos, bem como a organização da aula será por conta da professora estagiária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário