quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS



•Habilidade e Competência: 
Respeitar regras de convivência construídas nas atividades vivenciadas.

•Conteúdo: 
Participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
Desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e dança.

ASPECTOS
Conceitual: Avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxilio do professor.
Procedimental: Participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas.
Atitudinal: Apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
*Apresentação dos professores aos alunos;
*Auto apresentação dos alunos;
*Breve explicação das atividades as quais serão realizadas;
*Brincar de queimada em circulo;
*Nunca três;
*Coelhinho sai da toca;
*Bola ao túnel com estafetas;
*Rouba bandeira;
*Rolamento;
*Brincadeira do jacaré;
*Balão ao pé.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
*Ainda em sala, os alunos conhecerão os professores. Neste momento além de uma breve explicação das atividades que serão realizadas em quadra, haverá uma conversa com a turma para saber o nome de cada aluno, bem como suas brincadeiras preferidas dentro e fora da escola.
*Após isso, eles formaram uma fila para que possam descer de forma organizada até a quadra.
*Eles irão brincar de queimada, começando com a queimada tradicional, porém, os alunos que vão saindo, deverão se juntar aos queimadores, em um determinado momento da brincadeira, serão acrescentadas mais bolas.
*Os alunos serão divididos em duplas, eles deverão se sentar espalhados na quadra, ainda em duplas, uma das duplas inicia, sendo um o pegador e o outro deve fugir, para se salvar, ele deve se sentar ao lado de um dos colegas, que ainda está em dupla e sentado ao chão, no momento em que ele senta ao lado do colega da dupla, o outro colega, deve virá o pegador e sair atrás do antigo pagador, assim sucessivamente.
*Os alunos em trios, dois formarão a toca, juntando os braços, com as mãos dadas, o terceiro será o coelhinho, no momento em que o professor der o comando “coelhinho saí da toca”, eles deverão trocar de tocas. Lembrando que um coelhinho deverá ficar sem toca, para que possa no momento de troca, roubar a toca do colega.
*Serão feitas duas filas mistas, em cada fila haverá uma bola no seu inicio. Os alunos deverão fazer o mesmo procedimento que o da brincadeira da bola ao túnel, porém, o ultimo aluno deverá pegar a bola e correr até a trave do outro lado da quadra, sem que a deixe cair, deverá encostar e voltar, tornando-se o primeiro da fila, assim a brincadeira vai continuando até que todos os alunos realizem a atividade. Ganhar o grupo que terminar primeiro.
*Os alunos serão divididos em dois grupos, um para cada lado da quadra, em cada área de goleiro, haverá uma bandeira. Os alunos deverão montar estratégias para que pelo menos um colega de sua equipe consiga passar pelo campo adversário, pegar a bandeira e voltar sem ser colado. Os alunos que forem colados poderão ser descolados pelos seus colegas apenas com um toque deles em qualquer parte de seu corpo. Ganha a equipe que roubar por maior número de vezes a bandeira adversária.
*Serão colocados colchonetes na quadra, os alunos em filas, deverão fazer o rolamento, primeiro de forma livre, em um segundo momento, serão orientados pelo professor.
*Serão desenhados vários círculos na quadra, feitos com giz, cada circulo deverá representar um barco, o professor deverá destinar apenas um aluno para ser o pegador, os demais, serão banhistas do rio Cuiabá de deverão nadar no mesmo. Eles deverão fazer o movimento de braçada com os braços, até o que o professor dê o comando: “olha o jacaré!”, neste momento, todos deverão sair correndo para dentro de um dos barcos para não serem pegos pelo jacaré. A cada rodada, o professor deverá eliminar um dos barcos, de forma que até o final da atividade fique apenas um barco e todos deverão entrar nele com a ajuda dos colegas.
*Cada aluno irá receber um balão com um pedaço de barbante, eles deverão encher o balão, dar um nó na ponta e amarrar o balão ao barbante e o mesmo ao tornozelo. Todos serão conduzidos até o meio da quadra, usando apenas as marcações dos três metros da quadra de vôlei, eles deverão tentar um estourar o balão do outro. Os que perderem o seu balão deverão sair da atividade e recolher o seu material para voltar à sala. Vence o único que permanecer com o balão sem ser estourado.

RECURSOS: Bolas de vôlei, balões, giz, bandeiras confeccionadas artesanalmente, cordas, barbantes, cones e colchonetes.

AVALIAÇÃO: Será avaliada a participação nas atividades propostas, cooperação respeito com os colegas. A avaliação também se dará através de uma conversa com os alunos, na sala, ao final da aula, para que eles possam dizer qual a atividades que eles mais gostaram, a que eles não sentiram muito interesse e quais atividades eles sugeriam para as próximas aulas.

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