quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - JOGOS E LUTAS

1º ciclo

3ºano-    Habilidades e Competências:

- Criar movimentos corporais, utilizando ou não diversos materiais;

CONTEÚDO
* Participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;

Aspectos Conceituais:

* Avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;

Aspectos Procedimentais:

* Explicação e demonstração de brincadeiras em contextos extra-escolares;

Aspectos Atitudinais:

*Apreciação e participação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
- Conversa em sala sobre a utilização de materiais recicláveis, criando materiais alternativos;
- Confecção dos materiais em grupo;
- Conscientização para a limpeza da sala após a confecção dos materiais;
- Descida para quadra e realização das atividades utilizando os brinquedos confeccionados;
- Explicação das figuras contidas em um tapete de EVA;
- Realização de atividades com os tapetes;
-Volta à calma.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Primeiramente os professores irão conversar com os alunos, perguntando se eles conhecem, já brincaram com brinquedos feitos de materiais recicláveis, em seguida os professores mostrarão e distribuirão os materiais que deverão ser confeccionado pelos alunos.
- Depois de distribuídos os materiais os alunos iniciarão as confecções, dos brinquedos, poderão escolher entre: Bilboquê, Peteca e Avião de papel. Para o bilboquê os alunos receberão garrafas pet já cortadas para confecção do brinquedo, caberá as crianças a finalização e a decoração das garrafas. Para a peteca, os alunos receberão o material já preparado para confecção do brinquedo, caberá aos professores auxiliar na finalização da confecção do brinquedo. Para o avião de papel, será entregue aos alunos folhas de papel coloridas para confecção da dobradura dando forma ao avião.
- Após a confecção dos brinquedos os alunos serão instruídos para a limpeza da sala, despertando para a conscientização de preservar o ambiente limpo;
- Com o término das confecções dos materiais, os alunos irão realizar as atividades explorando os seus brinquedos. Com o Bilboquê os alunos realizarão um “torneio de bilboquê”, posicionarão um ao lado do outro para realizar o movimento do brinquedo, cada aluno que acertar dará um passo á frente e assim vencerá o aluno que chegar primeiro no local determinado. A cada progresso o movimento do brinquedo poderá sofrer variação, para dificultar os movimentos realizados pelos alunos. Com a peteca será feita uma linha no chão para demarcação do espaço entre os dois times, os alunos deverão lançar a peteca com a palma da mão aberta no intuito de arremessar a peteca mais longe possível, ao longo da atividade será aumentada o número de petecas e em seguida também será aumentada a altura em que a peteca deverá ser lançada. Com o avião de papel os alunos poderão explorar livremente o seu brinquedo, utilizando o espaço disponível da quadra. Depois será feita uma competição de voo.
- Após a confecção e utilização dos materiais em quadra, os alunos conhecerão um novo material, um tapete de EVA, com várias figuras que representam: cabeça, orelha, cotovelo, joelho, mão, pé, bumbum e nariz.
- Depois de conhecerem as figuras dos tapetes os alunos realizarão duas atividades, primeiramente os alunos serão colocados um ao lado do outro, quando os professores autorizarem eles deverão correr em direção a um tapete e executar os movimentos do tapete escolhido. Em seguida serão colocados em círculo, em frente a eles estarão os tapetes no chão, eles deverão girar em volta dos tapetes cantando a música ciranda cirandinha no momento em que a música disser “vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar”, os alunos deverão parar em frente a um tapete de realizar o movimento que ele pede.
- Na volta à calma, os alunos serão encaminhados de volta a sala de aula, onde eles deverão sentar em seus lugares para desenhar no papel A4 a atividade que eles mais se identificaram durante a aula.


RECURSOS:
- Garrafas PET;
- Cordões
- Fita adesiva branca;
- Tampinha de garrafa;
- Tecido TNT;
- Papel colorido;
- Papel A4 branco;
- Fita adesiva colorida;
- Jornal;
- Giz.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas, bem como pela descrição ou desenho da (s) atividade (s) que mais gostaram de realizar, o farão em um papel entregue pelas professoras em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário