terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

JOGOS PLENAMENTE COOPERATIVOS


1 – Dança das Cadeiras Cooperativas
Material: Aparelho de som e cadeiras.
Disposição: Todos em volta das cadeiras, dançando ao som da música.
Desenvolvimento: Quando a música pára, todos devem sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira. As pessoas devem sentar sobre os elementos existentes: cadeiras e colos. Cada vez que a música parar, uma cadeira deve ser eliminada. Então. à medida que o número0 de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que ninguém fique em pé.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em grupo;
* Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER (2003, p. 88)

2 – Futpar
Material: Bola de futsal.
Disposição: Duplas de mãos dadas.
Desenvolvimento: É um jogo de futebol normal. Porém, cada equipe é formada por duplas (ou trios) que devem permanecer de mãos dadas. Jogamos sem goleiros e ampliamos ao máximo as dimensões do campo (ou quadra). Dependendo do número de participantes usamos mais de uma bola, simultaneamente. A cada gol estimulamos novas parcerias, o que propicia um constante desafio de “boa convivência”.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Propiciar parcerias;
* Desenvolver habilidades motoras, tais como: correr, driblar, saltar,
desvencilhar-se.
BROTTO (2003, p.121)

3 – Grupo Amarrado
Material: Corda fina, cones (para construir a pista de obstáculos).
Disposição: O grupo formando um círculo, com todos voltados para fora.
Desenvolvimento: O facilitador irá amarrar o grupo, e este terá como objetivo se deslocar por uma pista de obstáculos.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Desenvolver habilidades motoras, tais como: andar, correr, desviar, etc.
SOLER (2003, p. 92)

4 – Manter o Sonho no Ar
Material: Bexigas.
Disposição: Divididos em grupos de três pessoas.
Desenvolvimento: Depois de encher várias bexigas, o facilitador pedirá aos participantes que as mantenham fora do chão. O objetivo será manter o maior número possível de bexigas quando o facilitador iniciar o jogo. Com o passar do tempo, o facilitador vai aumentando os grupos: seis, oito, dez, etc.
Objetivos:
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Estimular a cooperação;
* Desenvolver habilidades motoras como: bater, rebater, andar, saltar,
etc.
SOLER (2003, p. 93)

5 – O Bote Salva-Vidas
Material: Folhas de jornais e aparelho de som (cd).
Disposição: Todos à vontade pelo espaço destinado para o jogo, dançando em volta das folhas de jornais colocadas no solo pelo facilitador.
Desenvolvimento: Todos dançando e cada vez que a música parar, devem se colocar sobre as folhas de jornais que representam os botes salvavidas. A cada parada o facilitador retira uma folha de jornal, até que só reste uma em que todo o grupo terá que inventar uma solução criativa para abrigar todos.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em grupo;
* Aprimorar a criatividade.
SOLER (2003, p. 91)

6 – Passando pelo Túnel
Material: Nenhum.
Disposição: À vontade pelo espaço destinado para o grupo.
Desenvolvimento: Este é um jogo de pega-pega, em que todas as pessoas devem fugir de um pegador. O facilitador escolherá um pegador e o jogo começa. Aqueles que forem apanhados têm que ficar imóveis, e com as pernas abertas. Os que ainda não foram apanhados podem passar por baixo das pernas de quem está imóvel, e este estará salvo. Cada participante tem dupla missão, fugir e salvar seus parceiros de jogo.
Objetivos:
* Aprimorar a relação interpessoal;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Desenvolver habilidades motoras, tais como: andar, correr, desviar,
flexionar, etc.
SOLER (2003, p. 91)

7 – Passeio do Bambolê
Material: Vários bambolês.
Disposição: Em círculo e cada jogador se coloca da seguinte forma: passar o braço direito por debaixo das suas pernas para que o de trás lhe agarre a mão com a sua mão esquerda, ao mesmo tempo em que dá ao seguinte sua mão direita, por debaixo de suas pernas.
Desenvolvimento: O facilitador introduzirá um bambolê entre os braços de duas pessoas. O objetivo final é passar o bambolê por todo o círculo, sem que os participantes soltem as mãos.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Exercitar a criatividade e imaginação.
SOLER (2003, p. 93)

8 – Pega Corrente
Material: Nenhum.
Disposição: Todos à vontade, pelo espaço destinado para o jogo. O
facilitador escolherá um para ser o pegador.
Desenvolvimento: O pegador terá que perseguir os outros participantes. Quando conseguir, segura a sua mão, procurando pegar outro. Quem vai sendo pego forma uma corrente que, ao chegar a oito integrantes, se divide em dois grupos de quatro pessoas que continuam perseguindo os outros, que ainda não foram pegos. Sempre que a corrente tiver o número de oito integrantes, ela se divide em duas.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar a relação interpessoal;
*Desenvolver habilidades motoras, tais como: andar, correr, saltar,
desviar, etc.
SOLER (2003, p. 93)

9 – Pulo Gigante
Material: Cadeiras (uma para cada participante).
Disposição: Cadeiras colocadas em fileiras.
Desenvolvimento: Cada pessoa deverá sentar-se na sua cadeira, e o objetivo do jogo será levar as cadeiras até alinha demarcada no solo. O jogo possui algumas regras, tais como: não se podem colocar as mãos nem os pés no solo. Para que o objetivo seja alcançado é necessário que o grupo descubra uma estratégia cooperativa.
Objetivos:
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Aprimorar a relação interpessoal;
* Desenvolver a criatividade.
SOLER (2003, p. 90)

10 – Quebra-Cabeça Cooperativo
Material: Cartolinas, tintas, giz de cera.
Disposição: Todos à vontade, pelo espaço destinado para a atividade.
Desenvolvimento: O facilitador deverá pedir aos componentes do grupo que pintem um grande cartaz , com o tema da paz, que deverá ser bem grande. Depois disso, cortar o cartaz em vários pedaços, de forma a se criar um grande quebra-cabeça. O facilitador deverá misturar bem as peças e pedir que cada um pegue um pedaço. E o objetivo final será reconstruir novamente o cartaz.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Reforçar o trabalho em equipe;
* Aprimorar a observação.
SOLER (2003, p. 91)

11 – Todos em Cima das Cadeiras
Material: Cadeiras.
Disposição: Cada participante na frente de sua cadeira.
Desenvolvimento: O facilitador coloca uma música e todos os participantes devem dar voltas ao redor das cadeiras. Quando a música parar, todos devem subir em cima de alguma cadeira. Quando estiverem sobre as cadeiras, a música reinicia, todos descem e a música retorna. O facilitador retira uma cadeira. Ninguém poderá ficar com os pés no chão. O jogo segue e a cada parada o facilitador retira uma cadeira. O jogo acaba quando só sobrar uma cadeira, e todos estiverem sobre a mesa.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar o trabalho em grupo;
* Desenvolver a criatividade.
SOLER (2003, p. 95)

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. 7 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2003.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como um
exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
BROWN, Guilhermo. Jogos Cooperativos: teoria e prática. Trad. Rui Bender. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994.
SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: 2 ed. Sprint, 2003.


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