quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Atletismo e Brincadeiras VI


Disciplina: Educação Física
Conteúdos: Atletismo e brincadeiras

Objetivos:
·         Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
·         Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
·         Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·    Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Introdução:
O professor vai explicar a atividade para os alunos e dizer para que serve essa atividade.

Desenvolvimento:
Aquecimento Mãe cola:
O professor devera selecionar um pegador, os outros alunos deverão fugir e esse pegador devera pega-los, cada vez que ele pegar um aluno esse mesmo deverá ficar parado com as pernas afastadas, e para salva-lo os demais deverão passar por baixo da perna dele.
Breve alongamento antes de dar início às atividades
Gato e rato
Os jogadores estarão espalhados pelo espaço na posição sentada. Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato). Ao sinal de início do mestre, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo. O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo rato e quem era o rato agora se senta.
PIQUE-SACI
É um pega-pega comum, mas só vale usar 1 pé pra correr, valendo alternar entre os dois.
Amarelinha
Nesta brincadeira as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão. Desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Coelhinho sai da toca (saltitando)
Dividas os participantes em grupos de três crianças, e em círculo forme as tocas. Duas crianças dão as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho. No centro ficarão as crianças, “os coelhinhos” que estão à procura de tocas.
Quando alguém falar “Coelhinho sai da toca”. Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas saltitando e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova oportunidade.

Sintese integradora:
Voa ou não voa
Alunos ajoelhados em semicírculo, em frente ao professor que, levantando mãos pergunta:
“Urubu voa? ” Os alunos devem levantar as duas mãos com entusiasmo, e falar bem alto “voa”
Com as mãos nos joelhos, professor pergunta: “Papagaio voa?” e leva as mãos simultaneamente, os alunos levantam as mãos e falam: “voa”
O professor indaga: “Elefante voa? ” E levanta as mãos de modo a fazer os alunos errem ou o acompanhe.
No caso do discente levantar as mãos ou dizer alguma coisa, ele se levanta e a atividade prossegue até restar somente o vencedor.

Recursos:
Giz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário