Plano
de aula
Data:
Tema: Psicomotricidade.
Conteúdo: Atividades visomotoras.
Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que
estimulem as capacidades sensório motoras.
Objetivos específicos: Coordenação motora, coordenação
visomotora, criatividade e conhecimento do corpo.
Material: Latinhas com pedras e objetos variados.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra farão sons
variados com as mãos e com os pés.
Parte principal (30
minutos):
Ritmo
·
Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os
dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos
no próprio corpo ou em objetos etc.
·
Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta,
caderno, giz, cadeira (batendo, esfregando, puxando, arrastando etc.).
·
Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando,
amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas
ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
·
Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
·
Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e
cantos).
·
Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
·
Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos:
batendo palmas; estalando os dedos.
Parte final (10
minutos):
De volta para sala realizando os sons
realizados na quadra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário