Plano
de aula
Tema: Psicomotricidade.
Conteúdo: Atividades motoras.
Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que
estimulem as capacidades sensório motoras.
Objetivos específicos: Ritmo, coordenação
motora, criatividade e conhecimento do corpo.
Material: Bolas, cadeiras, balde,
copos, objetos variados.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra correndo
como quiserem, usando sua imaginação.
Parte principal (30
minutos):
Transportar (puxando, carregando, empurrando,
removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)
·
Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio
das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
·
Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por
exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
·
Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno,
jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
·
Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar
sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão,
milho, alpiste etc.
·
Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os
vagarosamente com os pés.
·
Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma
folha de papel etc.), até um local combinado.
·
Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para
outro com leves impulsos.
·
Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de
copinhos etc.
·
Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado
sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
·
Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por
cima da cabeça, por entre as pernas, pelo lado).
Parte final (10
minutos):
Conduzir os materiais até a sala
transportando os com as mãos ou os pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário