Plano
de aula
Tema: Psicomotricidade.
Conteúdo: Atividades imitativas.
Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que
estimulem as capacidades sensório motoras.
Objetivos específicos: Coordenação motora, criatividade,
socialização, coordenação visomotora e conhecimento do corpo.
Material:
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra farão
movimentos variados inventados por eles próprios.
Parte principal (30
minutos):
Jogos Imitativos
·
Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante,
tartaruga, pular como um sapo etc.
Cavalo e cavaleiro
·
Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um
cavalo-de-pau.
·
Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura
(cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito
etc.).
·
Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar
lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer
ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
·
Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura
e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
Imitar meios de transporte:
·
Voar como avião,
·
Correr como carro,
·
Andar como trenzinho.
·
Andar de bicicleta.
Andar imitando pessoas e objetos:
·
Um velhinho;
·
Um cego atravessando a rua;
·
Uma pessoa distraída;
·
Alguém carregando uma coisa muito pesada;
·
Um robô;
·
Uma pessoa com sapato apertado;
·
Uma mãe carregando o filho no colo;
·
Alguém com muita pressa, etc...
·
Alguém jogando futebol;
·
Alguém comemorando um gol.
Profissões:
·
Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
·
Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de
levantar peso.
·
Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo, pendurando no varal e passando
a ferro).
·
Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
·
Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os
pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
·
Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os
pratos).
·
Um pianista tocando piano.
·
Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
·
Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.
Parte final (10
minutos):
De volta para sala realizando as
imitações feitas nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário