Turma: Educação Infantil (4-5 anos)
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
·
Bola ao alvo: Condutas
trabalhadas: Tonicidade (força muscular), organização espacial, coordenação
viso-motora. Material: Uma bola de borracha n.º8 e um bambolê. Desenvolvimento:
O professor dispõe as crianças em fila e fica de frente para eles, a uma
distância não muito grande. No meio do espaço entre professor/turma fica um
bambolê no chão. O exercício consiste em jogar a bola para a primeira criança
da fila batendo-a no chão dentro do bambolê. A criança então pega a bola e a
joga de volta para o professor, tentando fazer o mesmo movimento (batendo-a
dentro do bambolê). Assim que todos tiverem ido, o professor pode aumentar
a distância entre ele e as crianças, fazendo com que elas tenham de lançar a
bola batendo-a no chão um pouco mais forte.
·
Gangorra: As crianças
põem-se de pé de frente um para o outro, com as mãos dadas e os braços
estendidos. Enquanto um se abaixa, flexionando os joelhos, o outro estica-se
até ficar na ponta dos pés.
·
Caracol: As crianças
dão-se as mãos sendo que o educador fica na ponta: o educador começa a enrolar,
a entrelaçar por entre as crianças, formando um caracol.
·
Refazendo o túnel: No
pátio o professor coloca as crianças dispostas em quatro fileiras com o mesmo
número de crianças. Elas formarão dois túneis, ficando um de frente para o
outro, corpos afastados, com os braços estendidos para o alto e de mãos dadas.
A um sinal do professor, as duas últimas crianças de cada fileira iniciam a
passagem por baixo do túnel, sendo seguidos pelos colegas.
·
Carrinhos de mão: A
criança deitada com as duas mãos apoiadas no chão, o educador segura a criança
pelo tornozelo, ajudando-a a andar como carrinho.
·
Varrendo a bola:
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla; fixar a dominância de um
segmento sobre o outro mediante um máximo de vivências motoras; definir
estruturação espacial e tomada de consciência do seu corpo em um ambiente.
Procedimentos: A turma deverá ser dividida em duas colunas com o mesmo número
de participantes. As primeiras crianças de cada coluna deverão ficar com um
cabo de vassoura e uma bola cada uma. Dado o sinal, as crianças deverão varrer
a bola com o cabo de vassoura, até uma linha de chegada determinada pela turma e
voltar. Ao voltar, o próximo colega continua a brincadeira.
·
Cabo de guerra:
objetivos: Desenvolver a percepção da força e do equilíbrio; participar de
atividades corporais estabelecendo relações equilibradas, reconhecendo e
respeitando as características físicas de si próprios e dos outros.
Procedimentos: A turma deverá ser dividida em duas equipes. Cada equipe fica de
um lado da linha do centro segurando a metade da corda. Dado o sinal, as
equipes deverão tentar puxar a equipe adversária para o seu lado, puxando a
corda. Quem conseguir puxar a outra equipe para o seu lado, será a equipe
vencedora.
·
Morto e Vivo: Objetivos:
desenvolver a atenção e a agilidade motora; respeitar as regras do jogo,
colaborando na participação da equipe. Procedimentos: O professor inicia a
brincadeira dizendo Morto (as crianças deverão se agachar). Logo em seguida
dirá Vivo (as crianças deverão ficar de pé). Depois o professor poderá repetir
a mesma palavra duas ou três vezes, e assim por diante.
·
Pula saco: Objetivos:
desenvolver o controle e a eficácia das diversas práxias globais e segmentares;
desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; adquirir noção de direção e
localização. Procedimentos: formar duas colunas com o mesmo número de
participantes cada uma. As duas primeiras crianças deverão entrar dentro de um
saco. Dado o sinal, as duas crianças deverão sair correndo (pulando) até um
lugar determinado e voltar, quando chegarem na fila irão passar o saco para o
próximo. Ganha a fila que terminar primeiro.
·
Corrida de um pé só:
Objetivos: Desenvolver o equilíbrio, a força e a musculatura das pernas e pés
durante a corrida; realizar movimentos com diferentes velocidades e contrações
musculares de diferentes intensidades. Procedimentos: a equipe deverá
estabelecer uma linha de início e uma linha de chegada. Todos os participantes
saem pulando com um pé só da linha de início até a linha de chegada. O vencedor
será o primeiro a chegar.
Recursos: Quadra ou espaço aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário