Turma: Educação Infantil (4-5 anos)
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
·
Pisar na sombra.
Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da agilidade e da percepção do
próprio corpo, bem como promover a socialização entre as crianças.
Procedimentos: Essa brincadeira só poderá ser realizada em um dia com sol e em
um espaço aberto. Neste espaço, as crianças deverão correr para todos os lados.
Uma criança será escolhida para ser o caçador e deverá pisar na sombra das
crianças.
·
O pulo do sapo.
Objetivos: Desenvolver o esquema corporal, expressando-se de diversas formas.
Procedimentos: Marcar na quadra uma linha de partida e uma de chegada. Dado o
sinal, as crianças deverão pular imitando o sapo até a linha de chegada, quem
chegar primeiro será o vencedor.
·
Corrida dos animais:
todas as vezes que iniciam a brincadeira, as crianças deverão combinar qual o
animal que deverá ser imitado, também deverá ser combinada uma linha de saída e
uma linha de chegada. As crianças ficam todas atrás de uma linha. Dado o sinal,
elas saem imitando um animal estabelecido no início do jogo, até a linha de
chegada. Vence a criança que chegar primeiro do outro lado.
·
Gato e rato: as crianças
se colocam em um círculo com uma delas fora dele, este será o “rato”. O rato
toca as costas de um amigo da roda, que se tornará o “gato”. Este sai da roda e
corre atrás do rato que tem de ocupar o lugar do gato. Se isso acontecer, o
gato se torna rato e tudo começa de novo. Se o rato for pego, continuará sendo
rato.
·
Quem sou eu? Forme um
círculo com as crianças. Uma criança fica no centro com os olhos vendados,
enquanto a roda gira para a direita e depois para a esquerda. O jogador do
centro bate palmas e a roda pára. Em seguida, aponta para um amigo que está na
roda e este diz bem alto e disfarçando a voz: Bom dia! O do centro terá que
reconhecer a voz e dizer quem é o amigo. Se ele acertar, o amigo assume seu
lugar. Se errar, terá que fazer outra tentativa passando as mãos no rosto do
amigo. Se ainda assim errar, ele sai do centro e fica uma vez sem jogar.
·
Feijão queimou: as
crianças fazem um círculo de mãos dadas, mas sem fechar. A primeira será o
cabeça e irá conduzir a fila. Para começar, ele irá dizer: Cabeça: Feijão queimou!
Todos: Quem queimou? Cabeça: Foi a vovó! Todos: Dá uma volta? Cabeça: Eu dou! O
cabeça do grupo puxa a fileira e passam todos por baixo das mãos da primeira
dupla do outro lado da fila. Quando passarem todos, a segunda criança vai ficar
de costas com os braços cruzados sobre o peito. Nenhuma criança poderá soltar
os braços, para não arrebentar a corrente. Começa tudo novamente até que todos
passem e fiquem na mesma posição. Quando terminar, somente as crianças das
extremidades da fila estarão ao contrário das demais. Alinhe lentamente as
crianças para que ninguém se solte, colocando-os lado a lado. Divida a fila em
dois grupos, como um cabo de guerra. Ao ouvir o sinal vão puxar para lados
opostos. O grupo de deixar arrebentar a corrente perde.
·
Brincar de guiar o amigo,
sendo que um vai estar com os olhos vendados e o outro será o guia do primeiro.
Em um segundo momento, os parceiros irão mudar de lugar e quem estava guiando
agora vai ser guiado.
·
Brincando de espelho
vivo: Objetivos: Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas
formas e discriminar a capacidade de reprodução de imitar um amigo.
Procedimentos: uma criança é o espelho e a outra deverá realizar os movimentos.
Esta deverá realizar os movimentos diversos em frente ao espelho e o espelho
deverá imitar.
·
Quem é o fantasma?
Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da percepção de forma.
Procedimentos: A turma será dividida em duas equipes: uma deverá ficar dentro e
a outra fora da sala. As crianças que estiverem dentro da sala enviarão uma
criança coberta com um lençol que será o fantasma. As crianças que estiverem
fora da sala deverão adivinhar quem é o fantasma. Depois as crianças que
estiverem fora da sala enviarão um fantasma para a turma que estiver dentro da
sala. E assim continua a brincadeira até que todas as crianças tenham
participado.
·
Joga a Bola! Objetivos:
Contribuir para o desenvolvimento da tonicidade e fixar a dominância de um
segmento sobre o outro mediante as vivências motoras. Procedimentos: Em um
espaço aberto, as crianças deverão ficar em forma de círculo. Uma criança será
escolhida para ficar no meio da roda com uma bola. Dado o sinal, esta criança
jogará a bola para outra criança, que deverá pegar a bola e ocupar o local do
centro, a criança que estava no centro ficará no local da que estava no círculo
e assim segue a brincadeira.
Recursos: Quadra ou espaço aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário