Turma: Educação Infantil (4-5 anos)
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
·
Brincadeiras com as
mãos e com os braços: o professor realizará diversas atividades com as crianças
envolvendo as mãos e os braços: balançar livremente os braços e as mãos; bater
palmas; imitar a aranha subindo; imitar a borboleta ou o avião voando; juntar a
ponta dos dedos; bater palmas de acordo com uma música; bater palmas uma
criança de frente para a outra; amassar folhas de jornal.
·
Boneco de massas: as
crianças brincam em dupla. Uma criança deverá ser o boneco de massas
e a outra o modelador. O modelador deverá modelá-lo fazendo as posições que
quiser, movimentando o corpo do outro. Depois troca, quem era o boneco vira o
modelador e o outro o boneco de massas.
·
Corrida do canguru.
Objetivos: Desenvolver a destreza e a agilidade motora; desenvolver o controle
e a eficácia das diversas práxias globais e segmentares; adquirir noção de
direção e localização. Procedimentos: A turma deverá se dividir em duas
colunas. Os primeiros integrantes de cada fila deverão colocar uma bola entre
suas testas. Dado o sinal, as duas crianças deverão sair caminhando até o local
determinado e voltar sem deixar cair a bola. A dupla seguinte continua a
brincadeira.
·
Identificando os calçados
pelo tato: Objetivos: Discriminar o seu tênis através do tato, entre vários.
Procedimentos: Nessa brincadeira, todas as crianças deverão tirar seu calçado e
levar a um lugar determinado. O professor misturará todos os calçados, deixando
mais desafiador para as crianças procurarem. As crianças formam duas filas, com
o mesmo número em cada uma. Dado o sinal de início, os primeiros de cada fila,
com os olhos vendados, saem correndo até os calçados e identificando-os pelo
tato, os colocam. Depois de colocar verificam se são seus os calçados
colocados. Quando retornam, os próximos da fila continuam a brincadeira, até
que todas as crianças tenham colocado seus calçados.
·
Pula-varetas. Objetivos:
Definir estruturação espacial e tomada de consciência do seu corpo em um
ambiente; desenvolver a eficácia das diversas práxias globais e segmentares.
Procedimentos: o professor deverá colocar algumas varetas (podem ser cabos de
vassoura) no chão com distância de vinte centímetros voltando para o início,
mas elas não deverão pular nas varetas. Ora pularão com um pé, ora com o outro,
ora com os dois. As outras crianças continuam a brincadeira, até que todos
tenham participado.
·
Passe a bola. Objetivos:
Contribuir para o reconhecimento do nome das crianças do grupo; contribuir para
o desenvolvimento da práxia ampla (coordenação motora) e da atenção;
experimentar ao máximo os movimentos que requeiram o uso diferenciado de um
lado e do outro do corpo. Procedimentos: As crianças deverão permanecer
sentadas em forma de círculo, afastadas e voltadas para o centro. A professora
lança a bola para uma criança que estiver na roda. Iniciam cantando uma música,
esta criança deve passar a bola para a pessoa que está ao seu lado e assim por
diante. Quando terminar a música ou ao sinal da professora, quem estiver com a
bola deverá dizer o seu nome.
·
Estátua: Objetivos:
Expressar-se de diversas formas por meio da música; desenvolver o freio
inibitório no momento em que precisam ficar paradas. Procedimentos: O professor
liga uma música, as crianças deverão dançar livremente, quando o professor
desligar a música, as crianças deverão ficar paradas em forma de estátua,
quando o professor ligar novamente a música, as crianças continuarão a
brincadeira. Variação: Quando o professor desligar a música, as crianças
deverão imitar um animal, retornando à dança quando ligar a música.
·
Corrida do livro.
Objetivos: Desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; adquirir noção de
direção e de localização. Procedimentos: Divide-se a turma em duas equipes, os
primeiros de cada equipe deverão correr com um livro na cabeça, sem segurar com
as mãos e sem deixar cair, até uma linha determinada e voltar, passando o livro
para a próxima criança que continuará a brincadeira. A criança que deixar o
livro cair deve voltar para o início, ou seja, o local de saída.
·
Duro ou mole. Objetivos:
Desenvolver a socialização e a colaboração com o grupo; desenvolver a agilidade
motora; adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em
situações lúdicas, promovendo a integração entre as crianças. Procedimentos: As
crianças deverão se espalhar no pátio imitando um boneco mole, ou seja,
balançando o corpo e uma criança escolhida por sorteio deverá ser o pegador.
Enquanto brincam, o pegador tenta pegar os bonecos moles, quando pegos, eles se
transformam em bonecos duros e devem ficar parados até que outra criança
transforme-os novamente em bonecos moles.
Recursos: Quadra ou espaço aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário