quarta-feira, 25 de abril de 2018

Plano de aula ginástica

Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola:
Data:    /   /
Faixa Etária: 04 à 07 anos.

Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos.

Objetivos específicos: Iniciar o aprendizado dos fundamentos da Ginástica para Todos; Partindo do conhecimento dos alunos e ampliando sua experiência com os movimentos gímnicos.

Materiais utilizados: Colchonetes, caixa de som, lençóis, fitas de GR e bolas.

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base nos jogos e brincadeiras nos quais serão trabalhados os fundamentos da ginástica para todos de forma ativa, ou seja, aquela em que o aluno faz parte da construção do processo participando na solução de problemas e superação de desafios encontrados ao longo das atividades.

Desenvolvimento da aula:

Primeira parte: Roda do movimento/gesto 15’

AQUECIMENTO: 10 minutos

Será formada uma roda onde nós ministrantes da extensão nos apresentaremos e iniciaremos a atividade conversando com os alunos sobre o que vamos trabalhar com eles e como será. Em seguida, em roda, cada aluno vai apresentar seu nome e um movimento de ginástica conhecido por ele, e todos os outros a repetirão, e assim sucessivamente até todos compartilharem seu movimento e seu nome.

Segunda parte: Dançando com a ginástica. 10’

Em sequência da primeira atividade com base nos movimentos anteriormente realizados, será utilizado a música como um recurso para a atividade. As crianças deverão estar espalhadas e dançar durante a música e quando essa parar, deverão repetir um dos movimentos executados na atividade anterior.

Terceira parte: Explorando movimentos. 20’

A atividade consiste na exploração dos materiais em conjunto com os movimentos gímnicos, desenvolvendo essa atividade em grupo. A turma será dividida em dois. Uma parte iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas, e a outra com as fitas. A partir da experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo novos elementos para a atividade.

Serão enfocados movimentos de salto, giros e equilíbrio.



Intervalo para água

Avaliação – 10 MINUTOS.

Questionário de avaliação para os participantes.

Na volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.



Referências           

SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário