Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola:
Data: / /
Faixa Etária: 05 à 06 anos.
Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos a partir das expressões advindas da Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.
Objetivos específicos: Experimentar diferentes materiais e desenvolver elementos coreográficos da ginástica para todos.
Materiais utilizados: Colchonetes, lençóis, bolas.
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base nos fundamentos da ginástica para todos de forma ativa, ou seja, aquela em que o aluno faz parte da construção do processo participando na solução de problemas e superação de desafios encontrados ao longo das atividades.
Desenvolvimento da aula:
Primeira Parte: Explorando materiais alternativos. 20’
A atividade consiste na exploração dos materiais em conjunto com os movimentos gímnicos divididos em grupos iniciara o trabalho com os lençóis e as bolas. A partir da experimentação das crianças, as ministrantes irão inserindo novos elementos para a atividade.
Serão enfocados movimentos de salto, giros, equilíbrios, e retomando as atividades da aula anterior com os movimentos dos animais.
Segunda parte: Construindo elementos coreográficos. 20’
A atividades consiste em realizar os movimentos anteriormente executados, porém agora sincronizados e ritmados entre os grupos, utilizando deslocamentos equilíbrio junto com a manipulação dos materiais.
Intervalo para água
Avaliação – 10 MINUTOS.
Questionário de avaliação para os participantes.
Com as crianças sentados no chão do pátio, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.
Referências
SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.