quinta-feira, 28 de março de 2019

Handebol 7


Plano de Aula VII

Objetivos da Aula: Realizar atividades e jogos recreativos, mais elaborados aos fundamentos básicos do handebol, que proporcione aos alunos uma melhor noção, execução e assimilação dos mesmos em situações de jogo, sem busca de finalidade técnica.

Conteúdos: Atividades e jogos, que introduzam exercícios dos fundamentos básicos do handebol como, recepção, passe, arremesso e deslocamento com bola.

Objetivos Específicos:
Atitudinais: Cooperar com os colegas na realização das atividades.
Procedimentais: Aperfeiçoar os conhecimentos que a turma já possue sobre o esporte.
Conceituais: Compreender os objetivos dos exercícios.

ATIVIDADES

Bola Humana
Formação: Serão formadas duas equipes, cada equipe se posicionará de um lado da quadra. Será feito um sorteio para ver qual a equipe que iniciará o jogo, será também determinado um tempo para casa equipe.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, a equipe sorteada irá tentar entrar no gol do adversário, o qual tentará pegar todos os componentes do time oposto que entrarem em seu campo de jogo. Cada aluno que conseguir entrar no gol adversário será considerado um gol. Após terminado o tempo estabelecido pelo professor, a outra equipe realizará  o mesmo. É importante salientar que a equipe que estiver marcando não pode entrar na sua própria área e meta. Será vencedora a equipe que marcar mais gols com a bola humana.  

Estafeta com Condução de Bola
Formação: Duas colunas paralelas, o primeiro aluno de cada coluna com uma bola.
Desenvolvimento: Os primeiros de cada coluna irão conduzir a bola picando até o ponto estabelecido pelo professor, devendo após, passar a bola para o companheiro seguinte de sua coluna e retornar para o ultimo lugar da mesma. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro.

Arremesso aos Cantos
Formação: Alunos divididos em dois grandes grupos. Nas linhas de fundo da quadra de voleibol, fazer dois quadrados que serão as bases, em um lado da quadra ficará o grupo A e, nas bases, alunos do grupo B; do outro lado, o grupo B e, nas bases, alunos do grupo A.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, o grupo que está com a posse da bola deverá em seu campo, fazer três passes e arremessar a bola para uma de suas bases dominar a bola. O grupo adversário tentará interceptar a bola, também em seu campo.
Caso a bola do grupo que arremessou chegue as suas bases e o aluno controle a bola, sem sair do quadrado ou pisar na linha, será considerado um ponto. Quando um dos grupos marcar ponto, a bola será do grupo adversário.

Handebol
Formação: Os alunos são divididos em dois grupos, cada grupo se espalha em um dos lados da quadra, a professora escolhe um aluno de cada grupo para ser o goleiro.
Desenvolvimento: A professora entrega a bola para uma das equipes, e dá um sinal de início. O aluno de posse da bola deverá passar com as mãos a um colega de equipe, que passará para outro, e para outro, e assim sucessivamente, ou poderão conduzir a mesma picando, até que consigam atravessar o campo adversário para tentar marcar um gol.
A equipe adversária por sua vez, procura de todas as maneiras interceptar a bola, impedindo sua passagem e encaminhando-a para o outro lado, com o mesmo objetivo. Cada vez que se marcar um gol a bola deve ser devolvida à sua equipe pelo goleiro, para dar continuidade ao jogo. Não serão cobradas todas as regras do jogo, apenas se lembrará durante a partida das mesmas, para que os alunos comecem a assimilá-las.

Recursos: Bolas de handebol.

REFERÊNCIAS

BERKENBROCK, Volnei J. Jogos e Diversão em Grupo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Esporte na Escola - Módulo 2. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 88 Jogos ao Ar Livre. Vol.1 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 72 Jogos para Dias de Chuva. Vol.2 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 65 Jogos com Bolas. Vol.4 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário