terça-feira, 12 de março de 2019

Futsal: Histórico


     
Apesar do Futebol de salão ser uma modalidade esportiva não muito antiga, pois surgiu na década de 30 onde os jogos começaram a ser adaptados as quadras de basquete e pequenos salões. A sua origem é polêmica, pois tanto o Brasil, quanto o Uruguai, reivindicaram sua criação.
     As primeiras regras foram fundamentadas no Futebol, Basquete, Pólo Aquético e handebol pelo professor Ceriani da Associação Cristãs de moços de Montevidéu (Uruguai), com o objetivo da prática de futebol de salão durante as aulas regulares de educação física.
     No Brasil, o futebol de salão dava seus primeiros passos também na década de 30, através das ACMS do Rio de Janeiro e São Paulo onde foram protagonizadas as primeiras práticas do futebol de salão, chegando até os clubes recreativos e escolas, ganhando mais popularidade até um aperfeiçoamento das regras e sua unificação para a prática em todo o país na década de 40.
     Em 1954 foi organizado um grande campeonato aberto de futebol de salão na cidade de São Paulo, pela recém formada "Liga de Futebol de Salão do Departamento de Extensão da ACM". Em julho de 1954, é fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão no Rio de Janeiro, e no ano de 1955 a Fundação da Federação Paulista.
     Em março de 1957, a Confederação Brasileira de Despostos (CBD), oficializa no País a prática do futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas. Assim, unificou-se mais as regras com o objetivo da realização de competições a nível nacional envolvendo clubes e seleções estaduais, tendo sido realizada em 1959 em São Paulo o 1° Campeonato Brasileiro de Seleções, onde o Rio de Janeiro sagrou-se campeão. 
     Nas décadas de 60 e 70, surgiram os primeiros campeonatos Sul-Americanos de Futebol de Salão e de seleções nacionais, com a fundação da Confederação Sul Americana de Futebol de Salão. 
     No início da década de 70, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) no Rio de Janeiro, contando com a filiação de 32 países, entidades que teve João Havelange como seu 1° presidente. A FIFUSA, organizou três Campeonatos Mundiais, em 1982 (Brasil), 1985 (Espanha), e 1988 (Austrália). O Brasil venceu em 1982 e 1985 e o Paraguai em 1988, sendo o Brasil vice-campeão.
     Em 1979, deixa de existir a CBD entidade que o futebol de salão era vinculado, para a fundação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão-CBFS (fundada a 15 de junho de 1979) tendo como seu primeiro presidente Aécio de Borba Vasconcelos. 
     No início da década de 90, o futebol de salão para tornar-se um desporto olímpico, e também ser reconhecido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), modifica-se suas regras através de uma fusão com o futebol de cinco, que é um desposto reconhecido pela FIFA. Surge então o FUTSAL, terminologia adotada para esta fusão no contexto esportivo internacional. Mais de 130 países se filiaram a FIFA e sob sua organização, foram promovidos três Campeonatos Mundiais de Futsal: 1989 (Holanda), 1992 (Hong Kong) e 1996 (Espanha), tendo o Brasil como campeão nos três mundiais. 
    No Brasil, temos 5 mil equipes de Futsal, com mais de 180 mil atletas federados, 1.672 clubes e 27 Federações filiadas a Confederação Brasileira de Futebol de Salão-CBFS e mais de 350 jogadores brasileiros atuando no exterior. Entre as entidades internacionais, descantam-se a Espanha (com aproximadamente 1 milhão de praticantes), a República Checa (300 mil), a Itália (210 mil), e a Austrália (120 mil).
     Apesar das primeiras regras tenham surgido no Uruguai, foi aqui no Brasil que o futebol se salão desenvolveu, evolui e divulgou-se para todo o Mundo. Por isso, podemos afirmar que o futebol de salão hoje O FUTSAL, é um esporte brasileiro.

Referências:
SAAD, Michel. (1997). Futsal – Iniciação técnica tática – Sugestões para organizar sua equipe. Santa Maria: Mas Editor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário