sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Educação física infantil - Brincadeiras - Jogos imitativos


Plano de aula


Tema: Psicomotricidade.

Conteúdo: Atividades imitativas.

Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que estimulem as capacidades sensório motoras.

Objetivos específicos: Coordenação motora, criatividade, socialização, coordenação visomotora e conhecimento do corpo.

Material:
  
Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra farão movimentos variados inventados por eles próprios.

Parte principal (30 minutos):

Jogos Imitativos

·         Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.

Cavalo e cavaleiro

·         Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau.
·         Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).
·         Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
·         Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.

Imitar meios de transporte:

·         Voar como avião,
·         Correr como carro,
·         Andar como trenzinho.
·         Andar de bicicleta.

Andar imitando pessoas e objetos:

·         Um velhinho;
·         Um cego atravessando a rua;
·         Uma pessoa distraída;
·         Alguém carregando uma coisa muito pesada;
·         Um robô;
·         Uma pessoa com sapato apertado;
·         Uma mãe carregando o filho no colo;
·         Alguém com muita pressa, etc...
·         Alguém jogando futebol;
·         Alguém comemorando um gol.

Profissões:

·         Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
·         Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
·         Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo, pendurando no varal e passando a ferro).
·         Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
·         Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
·         Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
·         Um pianista tocando piano.
·         Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
·         Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.

Parte final (10 minutos):

De volta para sala realizando as imitações feitas nas aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário