quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Educação física infantil - Brincadeiras - Atividades com materiais variados


Plano de aula

Data:

Tema: Psicomotricidade.

Conteúdo: Atividades motoras variadas.

Objetivo Geral: Trabalhar atividades de competição com vários objetos.

Objetivos específicos: Ritmo, coordenação motora, criatividade e conhecimento do corpo, coordenação motora fina, coordenação visomotora.

Material: Tampinhas e  sacos.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra correndo como quiserem, usando sua imaginação, só não pode tocar no colega. 

Parte principal (30 minutos):

Tampinha de refrigerante
        
Um caminho que servirá como uma pista é desenhado no chão e cada criança fica com uma tampinha.
Um de cada vez os participantes vão dando leves toques na tampinha com a ponta do indicador, para fazê-la andar sem sair do caminho ou tocar na linha.
Quem errar passa a vez a outro. Quando alguém erra, volta a jogar de onde parou na rodada seguinte. O primeiro que terminar o caminho vence.


Carrinho de mão

Na grama da escola, formam-se duplas. Uma das pessoas deita de barriga no chão e a outra segura seus dois pés.
O primeiro apoia as duas mãos no chão, levanta o corpo e sai caminhando com as mãos no chão e os pés levantados pela sua dupla.

Corrida de Saco

A turma será dividida em quatro grupos e será traçada duas linhas paralelas com cerca de dez metros de distância uma da outra. Uma será a marca da partida e a outra da chegada. Cada grupo receberá um saco.

O primeiro corredor de cada grupo " veste" o saco e o segura com as mãos na altura da cintura e ao sinal do professor, ele sai pulando até a marcação oposta e volta, também pulando.

Em seguida, tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue assim até que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e vençam a competição.
A brincadeira também é chamada de corrida do canguru.

Parte final (10 minutos):

Voltando para sala refletindo sobre os diversos materiais utilizados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário