Plano
de aula
Data:
Tema: Psicomotricidade.
Conteúdo: Atividades motoras.
Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que
estimulem as capacidades sensório motoras.
Objetivos específicos: Ritmo, coordenação
motora, criatividade e conhecimento do corpo.
Material: Nenhum.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra andando
como quiserem, usando sua imaginação.
Parte principal (30
minutos):
Andar
·
Livremente, batendo palmas.
·
Para frente.
·
De costas.
·
Com as mãos na cabeça ou na cintura.
·
Na ponta dos pés.
·
Encostando um pé à frente do outro.
·
Sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
·
Seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com
giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
·
Com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
·
Procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais
lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho
etc., para marcar o ritmo).
·
Aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo
(uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param.
Repetir várias vezes.
·
Levantando a perna para os dois lado.
·
Batendo as mãos, como polichinelos.
·
Afastando e aproximando as pernas.
·
Levantando a perna o mais alto possível.
·
Levantando o joelho.
·
Levantando a perna para trás.
·
Levantando um braço e uma perna.
·
Levantando os braços e pernas.
·
Batendo com o calcanhar nas mão que estarão no quadril.
Parte final (10
minutos):
Volta a calma
Alunos deitados e com olhos fechados, dormindo
imaginando andar sobre as nuvens e como seria macio suas passadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário