quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Educacão física infantil - Brincadeiras - Atividades de andar


Plano de aula

Data:

Tema: Psicomotricidade.

Conteúdo: Atividades motoras.

Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que estimulem as capacidades sensório motoras.

Objetivos específicos: Ritmo, coordenação motora, criatividade e conhecimento do corpo.

Material: Nenhum.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra andando como quiserem, usando sua imaginação.


Parte principal (30 minutos):

 Andar

·         Livremente, batendo palmas.
·         Para frente.
·         De costas.
·         Com as mãos na cabeça ou na cintura.
·         Na ponta dos pés.
·         Encostando um pé à frente do outro.
·         Sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
·         Seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
·         Com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
·         Procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
·         Aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
·         Levantando a perna para os dois lado.
·         Batendo as mãos, como polichinelos.
·         Afastando e aproximando as pernas.
·         Levantando a perna o mais alto possível.
·         Levantando o joelho.
·         Levantando a perna para trás.
·         Levantando um braço e uma perna.
·         Levantando os braços e pernas.
·         Batendo com o calcanhar nas mão que estarão no quadril.

Parte final (10 minutos):

Volta a calma

Alunos deitados e com olhos fechados, dormindo imaginando andar sobre as nuvens e como seria macio suas passadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário