quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Educacão física infantil - Brincadeiras - Ginástica geral


Plano de aula


Tema: Psicomotricidade.

Conteúdo: Atividades de ginástica.

Objetivo Geral: Introduzir a ginástica na escola.

Objetivos específicos: Coordenação motora geral, equilíbrio e conhecimento do corpo.

Material: Colchões.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Alunos livres realizarão movimentos voluntários sobre os colchões.

Parte principal (30 minutos):

Realizar a cambalhota utilizando a sequência pedagógica abaixo:

1 - Fique agachado, com os braços estendidos em frente do corpo. Evite manter o corpo relaxado e os braços flexionados;
2 - Inicie o movimento desequilibrando o corpo para frente. Apoie as mãos no colchão.  Eleve os quadris e, ao mesmo tempo, comece a empurrar o colchão, mas sem estender as pernas, que devem estar unidas;
3 - Dê um impulso com os pés, sem esticar as pernas, e empurre o corpo para frente. Encoste o queixo no peito para não deixar que a cabeça toque o colchão. Procure não separar as pernas, nem apoiar a cabeça no colchão;
4 - Para fazer com perfeição o movimento, mantenha o corpo como uma bola. As pernas devem estar unidas e flexionadas até o fim do movimento. Só as costas devem tocar o colchão. Não estique as pernas;
5 - Mantenha as pernas encolhidas e, após completar o giro, toque o solo com os calcanhares. Estenda os braços para frente a fim de auxiliar o movimento. Apóie-se na ponta dos pés e permaneça agachado. Procure não completar o movimento com as pernas abertas. Não use as mãos, nem cruze as pernas para se levantar.


Realizar a cambalhota para trás utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique agachado de costas para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés, os braços dobrados e as mãos sobre os ombros. As palmas devem estar voltadas para cima. Evite apoiar-se sobre todo o pé;
2 - Desequilibre o corpo para trás, encostando os quadris no colchão. Mantenha a boca fechada e o queixo encostado ao peito. Encolha as pernas. Assim seu corpo ficará como uma bola. Não lance as costas sobre o colchão antes de lançar os quadris;
3 - Assim que suas costas tocarem o colchão, coloque também as palmas da mão sobre o colchão.
4 - Quando os quadris estiverem no alto, você deve usar os braços para auxiliar o movimento. Assim você evita que a cabeça toque o colchão. Mantenha o corpo como uma bola;
5 - Após completar o giro, apoie-se na ponta dos pés e volte à posição agachada com os braços estendidos para frente.

Realizar a parada de 3 apoios (ou elefantinho) utilizando a sequência pedagógica abaixo:

1 - Fique agachado de frente para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés e com o braço estendido para frente;
2 - Ajoelhe-se e apoie as mãos no colchão ao lado dos joelhos. Não coloque as mãos mais para frente;
3 - Mantenha a cabeça ereta e encoste a parte superior da testa no colchão. As mãos e a cabeça devem formar um triângulo. Não coloque a sua cabeça muito próxima às mãos, pois assim você não terá sustentação;
4 - Com as mãos e a cabeça apoiadas no colchão, eleve os quadris até atingir a posição vertical. As pernas devem estar encolhidas. Não lance os quadris mais para trás, pois assim você se desequilibrará;
5 - Assim que o tronco estiver na vertical, estique vagarosamente as pernas para cima. Mantenha as pernas unidas;
6 - Torne a encolher as pernas. As duas ao mesmo tempo. Encoste a ponta dos pés no colchão e volte à posição inicial.

Realizar a estrela (ou roda) utilizando a sequência pedagógica abaixo:

1 - Fique de frente para o colchão, corra, estenda os braços para cima e, ao mesmo tempo, avance a perna esquerda. Não deixe de elevar os braços para cima;
2 - Apoie-se na perna esquerda, incline-se para frente e vire o corpo de lado. Levante a perna direita;
3 - Apoie a mão esquerda no colchão, lance a perna direita para cima e, em seguida, lance a esquerda. Imediatamente apóie a mão direita no colchão. Não flexione os braços;
4 - Continue o giro com as pernas separadas. Não deixe de elevar as pernas verticalmente;
5 - Seguindo o impulso, desequilibre o corpo para a direita. Não deixe que o corpo se desequilibre para frente ou para trás. Mantenha as pernas separadas;
6 - Toque o solo com a perna direita e, ao mesmo tempo, tire as mão esquerda do solo;
7 - Coloque-se em pé, aproveitando a velocidade do giro. Mantenha as pernas e os braços separados, formando a figura de um X;
8 -  Fique na posição fundamental.
Essa é a progressão para o aluno destro, lembre-se que para o aluno canhoto, o lado de referência é invertido.

Parte final (10 minutos):

Alunos irão refletir sobre as atividades.




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