terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Educação Física - Trabalhando as cores.


Objetivos:

Geral: Desenvolver a distinção das cores.
Específicos:
·         Analisar a relação estímulo-resposta;
·         Desenvolver a coordenação vasomotora;
·         Desenvolver a coordenação fina e grossa;
Parte Inicial/Introdução:
Alongamento: Alunos inicialmente de pé, em círculo, depois deitados. O professor solicitará movimentos para alongar braços, pescoço, pernas e tronco. Em seguida, o professor pedirá para que os alunos se espreguicem, estendendo cada parte do corpo, depois todas ao mesmo tempo.
·         Atividades com bolas de plástico coloridas: O professor colocará várias bolas de plástico coloridas em vários arcos. Ao comando do professor os alunos irão pegar as bolas da cor solicitada.
·         Alunos organizados em equipes, cada equipe referente a uma cor. O professor colocará a frente dos alunos bolas de plástico coloridas, de modo que o número de bolas de cada cor seja o mesmo. Ao sinal do professor, os alunos deverão recolher apenas as bolas referentes a sua cor.
Parte Principal/Desenvolvimento/Conteúdos/Atividades:
·         Atividades com cones coloridos e com bolas de plástico coloridas: * Alunos em um espaço delimitado.
·         O professor espalhará vários cones coloridos pelo espaço. Haverá um local onde estarão todas as bolas. Ao sinal do professor os alunos deverão pegar as bolas e equilibra-las nos cones de cor correspondente;  
·         Alunos organizados em equipes, cada equipe correspondendo a uma cor. Ao sinal do professor os alunos deverão ir até as bolas da cor referente a sua equipe e equilibra-las nos cones da mesma cor; * Organizar os alunos de modo que estes peguem as bolas coloridas e arremessem com a intenção de acertar cestos, cada cesto referente a uma cor.
Parte final/Conclusão:
·         Relaxamento: Cada aluno com uma bolinha, ira desliza-la por cada parte do corpo conforme o professor solicitar.
·         Atividade livre no parquinho: Ao término da aula os alunos terão quinze minutos para brincar livremente sob observação e participação do professor.
Recursos Utilizados: Cones coloridos; bolas de plástico coloridas; arcos; cestos.
Avaliação a ser realizada: A avaliação será realizada mediante a observação da aula.
Referências Bibliográficas: LIVRO:Jogos e brincadeiras de A a Z.
AUTOR: Queiroz, Tânia Dias
EDITORA: Rideel – SP – 2002

Relatórios 4° Bimestre


Nas aulas de Educação Física, durante o quarto bimestre o aluno continua apresentando dificuldades em assimilar regras e limites. Nas atividades específicas de coordenação, equilíbrio, psicomotricidade e esquema corporal geral, apresenta um bom desempenho assim como nas atividades recreativas e direcionadas.

Nas aulas de Educação Física, durante o quarto bimestre a aluna continua apresentando dificuldades em assimilar regras e limites. Nas atividades específicas de coordenação, equilíbrio, psicomotricidade e esquema corporal geral, apresentou um bom desempenho assim como nas atividades recreativas e direcionadas.

Nas aulas de Educação Física, durante o quarto bimestre o aluno apresentou um bom entendimento sobre as regras de convivência, assimilando regras e limites. Nas atividades específicas de coordenação, equilíbrio, psicomotricidade e esquema corporal geral, apresenta um bom desempenho assim como nas atividades recreativas e direcionadas.

Nas aulas de Educação Física, durante o quarto bimestre a aluna apresentou um bom entendimento sobre as regras de convivência, assimilando regras e limites. Nas atividades específicas de coordenação, equilíbrio, psicomotricidade e esquema corporal geral, apresenta um bom desempenho assim como nas atividades recreativas e direcionadas.

Nas aulas de Educação Física, durante o quarto Bimestre o aluno Thiago apresentou um bom equilíbrio corporal acompanhado com segurança, mesmo com suas limitações ele demonstrou agilidade em seus movimentos, sempre criando uma forma de participar ativamente das brincadeiras propostas.

Durante o ano o aluno ??? demonstrou ser uma criança alegre e carinhosa. Não demonstrou resistência em obedecer às regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola. Apresentou um bom relacionamento com os colegas e a professores.
Apresentou equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das brincadeiras propostas, criando sua própria maneira de se envolver nas atividades.
No decorrer dos bimestres o aluno apresentou melhoras significativas na maneira de se relacionar e de se comunicar, começou a pedir determinados materiais nas aulas de educação física, como bolas e brinquedos de sua preferência, e começou a pedir autorização para tomar agua e ir ao banheiro.