Data: / /
Turma: 4° Ano
Conteúdo: Atividades recreativas variadas.
Objetivos da aula: Desenvolver a coordenação motora ampla, a agilidade. Estimular a capacidade de movimentação em espaços limitados e a percepção, direção a ser percorrida. Proporcionar a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada aluno.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Apresentação da professora (Nome, onde estudou, porque se tornou professora de Educação Física).
2° Momento: Apresentação dos alunos – Em círculo os alunos irão escolher que lado começa apresentação (Direita ou Esquerda), após, começa as apresentações, onde o aluno diz: Meu nome é FULANO, e você quem? Assim o próximo aluno fará o mesmo até que todos se apresentem.
3° Momento: Perguntar do que mais gostam nas aulas de Educação Física, quais jogos, esportes.
Quadra
- Brincadeira do morto vivo, com variações de sol e chuva. A criança escolhida para comandar a brincadeira fica de frente para as demais, todas em pé. É ela que vai dizer se os outros participantes devem ficar em posição de vivo (em pé) ou de morto (agachado). Ao gritar "morto", todas as outras crianças devem abaixar imediatamente, e ao falar "vivo", elas devem se levantar. Quem errar sai. Aquele que conduz pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar repentinamente, para enganar o resto da turma. A última criança vence e assume o lugar do chefe.
- Gato e rato: Os alunos são divididos em dois grupos e colocados no centro da quadra de futsal, um grupo de costas para o outro a uma distância de dois metros entre os grupos. É delimitada também duas zonas neutras, uma a frente de cada grupo, que quando os componentes dos grupos entrarem em sua área não podem mais ser “pegos” pela outra equipe. Um grupo é denominado “gato” e o outro pelos “rato”. Desenvolvimento: A professora comanda o jogo gritando “gato” ou “rato”. Ao gritar por exemplo “gato”, os membros da equipe “gato” devem tentar ultrapassar o mais rápido possível a linha que demarca a zona neutra de sua equipe, enquanto isso os “ratos” deverão tentar tocar (pegar) os “gatos” antes que eles cheguem a zona neutra, os que chegarem a zona neutra estarão salvos. Todos voltam para a posição inicial, se da continuidade a brincadeira, o grupo que conseguir primeiro tocar em cinco componentes da outra equipe, vence a brincadeira.
- Queimada: Formar dois grupos com o mesmo número de integrantes. Caso sobre alguém, o time com a pessoa a menos ganha uma vida. O objetivo da queimada é lançar a bola e "queimar" (atingir) um integrante do outro time. Para isso, é preciso que a bola o atinja direto e caia no chão depois de tocá-lo. O participante queimado vai para o morto, ou cemitério, espaço atrás do campo oponente. A morte, porém, não significa a saída do jogo. Os vivos podem lançar a bola sobre a área adversária para que os mortos a arremessem. Se um morto consegue queimar alguém, ele ressuscita. Vence quem mandar todos os adversários para o cemitério.
- Rouba bandeira: Desenvolvimento: separa-se dois grupos de crianças de igual número, sendo admitida uma criança a mais em um dos grupos, no caso do total ser ímpar. Dispostos na linha central, cada grupo no seu campo, devem tentar no momento oportuno, burlando a vigilância dos adversários, roubar a bandeira do grupo contrário e trazê-la para o seu campo. Quem invadir o campo do adversário e for tocado, deve ficar imóvel (“colado”) no lugar, só podendo sair dali se for “salvo”, isto é, se algum dos seus companheiros vier tocá-los. Se o jogador for “colado” quando estiver com a bandeira do outro time, esta deve voltar para o seu local de origem. Ganha o jogo, a equipe que primeiro trouxer a bandeira do grupo adversário para seu campo.
- Telefone sem fio. Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta.
Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo.
Recursos: Quadro Negro / Giz / Bolas
Avaliação:
Por meio da observação se avaliara a participação individual e coletiva, o envolvimento e a aceitação das atividades propostas. Verificar como o aluno utiliza os conceitos, ora apresentados pelo professor e os relaciona com o jogo.
Referências: