quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Ensino fundamental I - Lutas - Sumô e cabo de guerra humano


Tema: Lutas.

Conteúdo: Sumô e cabo de guerra humano.

Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através dos jogos de oposição.

Material: Giz ou fita.


Metodologia:

Parte inicial (10 minutos):  O professor irá fazer a explanação da atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que  e como será atividade.


Parte principal (30 minutos):
Sumô

Será marcado no chão da quadra ou pátio um quadrado contando 6 metros de cada lado, serão escolhidos dois alunos, o objetivo é tirar o colega pra fora de uma das linhas usando apenas o braço empurrando nos ombros somente. Vence quem tiras o colega duas vezes pra fora das linhas.

Sumô com travesseiro


Cabo de guerra humano

Dois contra dois sobre a linha divisória da quadra, um dos alunos segurará no ombro ou no quadra do colega tentando puxá-lo para trás, os adversários ficarão de mãos dadas, quem soltar perde. O objetivo do jogo é trazer os adversários para o seu lado da quadra.

O dono da arena

Traça-se no chão uma circunferência de 6  a 8 metros de diâmetro. No centro do círculo ficam todos os alunos, de braços cruzados sobre o peito, apoiando-se somente nos pés.
Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um ao outro com os ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar na linha. Será vencedor o aluno que permanecer no círculo por último.

O dono da arena

Traça-se no chão uma circunferência de 2 a 3 metros de diâmetro. No centro do círculo ficam dois jogadores, de braços cruzados sobre o peito, apoiando-se somente em um dos pés, pois que, flexionando o joelho, o outro permanecerá levantado.
Desenvolvimento: Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um ao outro com os ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar na linha.
Vitória: Será daquele que realizar primeiro o objetivo do jogo.

Parte final (10 minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao próximo, além de respeito às regras de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário