quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Ensino fundamental I - Expressão corporal - Marionete

Tema: Brincadeiras.

Conteúdo: Atividades de expressão corporal.

Objetivos Gerais: Trabalhar atividades com movimentos variados criados pelos alunos.
Objetivos específicos: Atenção, orientação espacial, coordenação motora geral, criatividade, esquema corporal, expressão corporal, socialização, lateralidade, percepção visual e concentração.

Material: Aparelho de SOM e CDs com músicas variadas.

Metodologia:

Parte inicial (15 minutos): O professor escolhe um aluno que fará vários movimentos, os demais alunos irão imitá-lo, ir trocando o aluno que faz os movimentos.
Parte principal (25 minutos): 
Marionete à distância
Dividir a turma em duplas. Cada participante ficará à distância de um metro de seu companheiro fazendo movimentos como se estivesse manipulando o colega (tipo marionete), que responderá corporalmente aos “comandos”. Exemplos: levantar os braços; abrir a boca; numa luta: receber um soco e cair; etc..
Formas de se locomover
Utilizando um CD de músicas variadas, pedir à turma que se locomova com base no ritmo que está sendo executado. O professor poderá ainda solicitar que as crianças se locomovam expressando determinadas palavras tais como cansaço, pressa, preguiça, elegância, dentre outros.   
Improvisação com objetos
Nesta atividade deverão ser oferecidos à turma materiais variados (chapéus, jornal, cadeira, lenço, etc.). As crianças deverão construir uma pequena cena utilizando-se destes objetos. 

Experimentando situações cômicas
Combinar com a turma um “desfile”. Cada participante deverá desfilar em uma passarela pré-estabelecida imitando um animal, de forma “desengonçada”, imitando algum personagem conhecido, dentre outros.

Parte final (10 minutos): Os alunos vão para sala imitando seu professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário