quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Ensino fundamental I - Brincadeiras - Brinquedo cantado (1)


Tema: Brincadeiras.

Conteúdo: Brinquedos cantados.

Objetivos Gerais: Atividades que trabalham o ritmo e coordenação motora geral através de músicas que movimentam o corpo.

Objetivos específicos: Atenção, orientação espacial, esquema corporal, expressão corporal, estimulação do raciocínio verbal, equilíbrio, coordenação motora geral, coordenação motora fina,  socialização, lateralidade, raciocínio lógico, percepção visomotora e agilidade.

Material: Nenhum.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Professor fará um breve sondagem das músicas que os alunos conhecem, e alguns alunos cantarão algumas.
Parte principal (30 minutos): 
Dona serpente
Alunos distribuídos em um círculo com um aluno no centro como a “cabeça da serpente”. O aluno do centro canta junto com os demais a música e vai escolhendo àqueles que farão parte de sua calda.
Música: “esta é a história,
                              de uma serpente
                              que desceu o morro
                              para procurar
                              o rabinho que perdeu;
                              você também,
                              é um pedaço, um pedação,
                              do meu rabão”.

A formiguinha do mercado
Alunos em círculo, cantando e executando os gestos da música, enquanto cantam a música os integrantes do círculo balançam a parte do corpo citada no refrão.
→ música: “fui no mercado comprar café,
                              e a formiguinha subiu no meu pé.
                              aí eu sacudi, sacudi , sacudi,
                bis          mas a formiguinha não parava
                              de subir.

Dança das caveiras
Alunos agachados em círculo, no ritmo da música os alunos se movimentam conforme a letra pré-dispõe:
Música: “tumba la catumba  tumba tá,
                             tumba la catumba  tumba tá ,
                              quando o relógio bate a uma,
                              todas as caveiras saem da tumba...”
                          
                               Duas → às ruas
                              três → imitar chinês
                              quatro → tirar retratos
                              cinco → apertar cintos
                              seis → imitar inglês
                              Sete → mascar chicletes
                              oito → comer biscoito
                              nove → puxar revolver
                              dez → comer pastéis
                              onze → pegar um bronze
                              doze → fazer uma pose
                              uma → retornar a tumba

Homenzinho torto

Ao comando da música alunos irão realizar movimentos relacionados a letra.
“Havia um homenzinho torto,
Morava numa casinha torta,
Sua vida era toda torta,
Até que um belo dia Jesus o encontrou,
E tudo que era torto Jesus endireitou.”

Parte final (10 minutos): Os alunos comentarão quais brinquedos cantados que mais gostaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário