segunda-feira, 8 de abril de 2019

Plano de Aula VIII – Atividades Recreativas de Basquetebol


Objetivos da Aula: Proporcionar atividades e jogos que desenvolvam as habilidades e conhecimentos básicos dos alunos no basquetebol, sem seguir regras próprias do jogo.

Conteúdos: Brincadeiras e jogos recreativos de agilidade, atenção e velocidade voltados ao esporte.

Objetivos Específicos:
Atitudinais: Empenhar-se nas atividades propostas, como forma de valorização do grupo.
Procedimentais: Experimentar diferentes formas de movimento do aparelho motor.
Conceituais: Vivenciar atividades diversificadas.

ATIVIDADES

Roubar a Cauda
Formação: Alunos dispersos na quadra, cada aluno com um jornal ou tiras de tecido presos na cintura sem amarrar.
Desenvolvimento: Ao sinal, cada aluno deverá defender sua cauda e ao mesmo tempo tirar a cauda dos demais.
No final da brincadeira, quando todos estiverem sem suas caudas, será feita a contagem das caudas que cada aluno conseguiu pegar.

Bola no Alvo
Formação: Uma caixa de papelão ou um cesto, os alunos devem ser separados em dois grupos, com um determinado número de bolas.
Desenvolvimento: Ao sinal, um aluno de cada grupo tentará acertar o alvo. A professora marcará as bolas acertadas de cada grupo. Ao final serão somados os pontos. Será vencedor o grupo com maior número de acertos.

Arremesso no Escuro
Formação: Alunos devem ficar dispostos em duas ou mais colunas, segurando bolas de meia. À frente de cada coluna, a uma distância de cinco metros, haverá um arco, e, um aluno ou a professora o segurando.
Desenvolvimento: Esse aluno ou professora deverá movimentar o arco para cima e para baixo, enquanto os demais arremessarão as bolas tentando ultrapassar o alvo, um de cada vez.

Basquetinho
Formação: Os alunos são divididos em duas equipes com o mesmo número de alunos com uma bola de basquete e uma cadeira em cada lado da quadra, onde estarão encima das mesmas um aluno de cada equipe, o tamanho da quadra pode variar de acordo com o número de alunos.
Desenvolvimento: Os alunos poderão se locomover livremente, sem estar de posse de bola, que só poderá ser deslocada por meio de dribles e de passes entre jogadores da mesma equipe. A equipe oposta não poderá encostar na outra na tentativa de recuperar a bola.
Os alunos que estão sobre as cadeiras, representando a cesta, que pertencem às equipes que estão atacando, e devem agarrar as bolas que lhes são dirigidas pelos seus companheiros de equipe, sem perder o equilíbrio.
Quando o aluno cesta agarrar a bola, serão contatados 2 pontos. Conseguidos os pontos, esse deverá reiniciar o jogo, passando a bola para um aluno da equipe que sofreu os pontos.

Recursos: Bolas de basquete, bolas de meia, arcos, cadeiras e tiras de tecido.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2007.

BERKENBROCK, Volnei J. Jogos e Diversão em Grupo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

BORSARI, José Roberto; JORDANO, Ivo; BOM, Thales; ROSE Jr., Dante de. Educação Física da Pré-escola à Universidade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Qualidade de Vida - Módulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Esporte na Escola - Módulo 2. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 88 Jogos ao Ar Livre. Vol.1 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 72 Jogos para Dias de Chuva. Vol.2 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 65 Jogos com Bolas. Vol.4 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário