quinta-feira, 11 de abril de 2019

Plano de aula: Familiarização com o basquetebol


Tema: Basquetebol  

Objetivos: Familiarização com o basquetebol através de atividades coordenativas e jogos pré desportivos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Primeiro momento -  Roda inicial.

Alongamento: Solicitar a ajuda das alunas para realizar o alongamento antes das atividades.

Aquecimento: 
- Deslocamento de uma lateral à outra da quadra; 
- Deslocamento de frente e de costas;
- Deslocamento na posição básica de defesa (direita e esquerda.);
- Deslocamento na posição básica alternando os lados a cada dois passos.
Segundo momento - 1ª atividade 

- Desenvolvendo capacidades coordenativas. 

- Sem Deslocamento (com bolas de borracha)

Sentado, dominar a bola rolando-a em torno do corpo.
Ainda sentado dominar a com as duas mãos, passando de uma mão para outra.
Em pé, passar a bola de uma mão para outra realizando um quick no chão.
Dominar a bola jogando-a para o alto e recuperando-a com as mãos.
Dominar a bola jogando-a para o alto, acima da cabeça, e recupereando-a com a mesma mão, depois inverte-se a mão.
Jogar a bola ao alto, esperar que ela dê um quick e recuperá-la.
Realizar o drible dominando a bola com as duas mãos, com uma das mãos, com a outra mão. Retirar o olhar da bola.
Realizar o quick com duas bolas, dominando-as com as duas mãos.
Com uma perna elevada realizar um quick na bola sob a perna, recuperando-a com a mão oposta. 


- Com deslocamento (bola de basquetebol)

Realizar o drible com as duas mãos.
Realizar o drible em deslocamento pela quadra.
Realizar o drible tentando deslocar a bola sobre as linhas da quadra.
Em dupla ou trio realizar o drible através de estafeta.
Em duplas, um aluno dribla em progressão e o outro se desloca de costas sinalizando números que devem ser ditos pelo driblador. 


Situação 2 - Reconhecendo habilidades básicas do basquetebol

2ª atividade (em grupo) 

Jogo dos passes: dividir a turma em duas equipes e entregue a elas uma bola murcha, para que o passe seja uma alternativa mais eficiente. Reforce que a regra não permite andar com a bola na mão - o pé de apoio tem de ficar imóvel. O objetivo é que a bola seja passada entre os companheiros de equipe para tentar uma cesta, como num jogo. Após o arremesso ou em caso de perda da posse, as equipes trocam de lugar. 

3ª atividade (em grupo) 

Dez passes: divida a turma em duas equipes. A equipe com a posse de bola deverá executar dez passes (contando em voz alta), a equipe adversária terá que interceptar a jogada e iniciar sua própria contagem.

Terceiro momento – Roda final.

Ao final da aula, discussão com os alunos sobre os pontos positivos e negativos.

RECURSOS

Bolas de Borracha, Bolas de Basquete.

AVALIAÇÃO

Observação do professor, o aluno será avaliado pela participação e interesse. 

REFERENCIAS

<http://www.bolar.com.br/pdfs/basquetebol_fundamentos.pdf>
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfCswAB/apostila-pedagogia-basquetebol>
<http://rbrambila.zip.net/esportes/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário