terça-feira, 9 de abril de 2019

Plano de Aula IX – Atividades Voltadas aos Fundamentos do Basquetebol


Objetivos da Aula: Realizar atividades e jogos mais elaborados que trabalhem os principais fundamentos do basquetebol, sem que haja a busca da perfeição técnica e a utilização de todas as regras próprias do jogo.

Conteúdos: Exercícios recreativos, voltados aos fundamentos básicos do basquetebol, como, passe, recepção, arremesso, condução e locomoção.

Objetivos Específicos:
Atitudinais: Ter respeito uns com os outros.
Procedimentais: Diferenciar os diferentes movimentos corporais utilizados em diferentes esportes.
Conceituais: Compreender os objetivos das atividades. 

ATIVIDADES

Pegador de Dupla
Formação: Alunos em duplas de mão dadas, dispersos pela quadra, a professora escolhe uma dupla para ser a pegadora.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora os alunos deverão em duplas sem se soltar tentar fugir da dupla pegadora, os que forem pegos, passarão a ser pegadores também.

Mata – Mata
Formação: Alunos posicionados em uma ou duas colunas virados para a cesta de basquete, com uma bola.
Desenvolvimento: O primeiro aluno de cada coluna deve arremessar a bola na cesta com o intuito de acertar, se não conseguir deve torcer para que o próximo colega que vai arremessar erre também, pois se acertar eliminará o anterior da brincadeira.
Os alunos que arremessarem e acertarem, estarão salvos, por mais que o próximo que arremessar acerte também, continuam na brincadeira.
A brincadeira termina quando sobrar só um aluno.

Jogo dos Números
Formação: Alunos sentados em duas fileiras, uma de frente para a outra, entre as mesmas serão colocadas duas bolas.
Desenvolvimento: A professora distribui números iguais para as duas colunas, colocando duas bolas no centro das duas colunas, de modo que a distância fique proporcional para os dois lados.
Quando a professora falar um número, os alunos das duas colunas que tiverem o respectivo números deverão se levantar o mais rápido possível, correr até as bolas de basquete, pegar uma das mesmas se deslocar até a cesta de basquete e arremessar a bola.
O aluno que acertar primeiro, marcará um ponto para a sua fileira.
Termina a brincadeira quando todos os alunos realizarem a atividade.

Bola ao Cesto
Formação: A professora divide a turma em dois grupos, posicionando os alunos em duas colunas, uma de frente para cada cesta de basquetebol.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, um aluno por vez de cada coluna arremessa a bola de basquetebol e se posiciona no final da coluna. As cestas que forem convertidas serão contadas em voz alta por todos os integrantes da equipe. A equipe que fizer 20 cestas antes será declarada vencedora.

Basquetebol
Formação: Alunos divididos em duas equipes, com o mesmo número de componentes posicionados dentro da quadra de basquete com uma bola.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora os alunos começarão um jogo de basquetebol, os alunos poderão se locomover livremente sem estar de posse da bola, que só poderá ser deslocada por meio de dribles, passes entre jogadores da mesma equipe, ou sendo picada.
Será cobrado apenas as regras básicas do jogo, para manter a harmonia entre os alunos, permitindo aos mesmos praticar o esporte como diversão, sem que haja a preocupação na execução.

Recursos: Bolas de basquetebol.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2007.

BERKENBROCK, Volnei J. Jogos e Diversão em Grupo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

BORSARI, José Roberto; JORDANO, Ivo; BOM, Thales; ROSE Jr., Dante de. Educação Física da Pré-escola à Universidade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Qualidade de Vida - Módulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Esporte na Escola - Módulo 2. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 88 Jogos ao Ar Livre. Vol.1 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 72 Jogos para Dias de Chuva. Vol.2 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 65 Jogos com Bolas. Vol.4 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário