quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Educação Física Infantil – Reciclagem.


Objetivos
Específicos:
·         Desenvolver a coordenação fina e grossa;
·         Desenvolver o equilíbrio;
Parte Inicial/Introdução : Alongamento dos membros superiores e inferiores: Alunos sentados e circulo, realizarão os seguintes movimentos: inclinar o tronco e estender os braços entre as pernas; rotação de pés, ora o direito, ora o esquerdo; elevar as pernas e os braços em decúbito dorsal e bater palmas com as mão e com os pés.
·         Atividades com caixas de sapato: Andar equilibrando a caixa de sapato na palma da mão, ora com a direita, ora com a esquerda; Deslocar-se equilibrando a caixa com o dorso do pé, ora com o pé direito, ora com o esquerdo; Com uma caixa de sapato em cada pé, deslocar-se por um percurso pré-definido, sem  deixa-las escapar dos pés. Repetir algumas vezes cada exercício, procurando motivar a criança de diferentes formas.
Parte Principal/Desenvolvimento/Conteúdos/Atividades:
·         Atividade com jornal: Explorar a folha de jornal, dobrando, rasgando e no final fazendo bolas de jornal; Pegar a bola de jornal, bater na palma da mão, ora com a mão direita, ora com a esquerda; Arremessar a bola de jornal com o objetivo de acertar o cesto.
·         Atividade recreativa: Limpar o campo: Demarca-se duas quadras, separadas por uma linha. Haverá bolas de papel espalhadas pelas duas quadras. Ao sinal do professor os alunos pegarão as bolas de papel e arremessarão para a outra quadra. Os alunos deverão parar ao sinal do professor, e a equipe que tiver deixado a quadra mais limpa vence. Promover a atividade de forma que ambas as equipes vivenciem todas as situações.
Parte final/Conclusão: Atividade de volta a calma: Ao som de uma música os alunos irão desenhar tudo lhes vier a cabeça no momento em que estão ouvindo a música.
 Atividade na areia: Ao término da aula, os alunos terão quinze minutos para brincarem na areia, fazendo castelos e diversas outras formas, sob observação e participação do professor.
Recursos Utilizados: Caixas de sapato; jornal; sucata de plástico para atividade na areia.
Avaliação a ser realizada: A avaliação será realizada mediante a observação da aula.
Referências Bibliográficas: Coordenação psicomotora – Viana, Adalberto Rigueira
Editora: SPRINT- SP – 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário