terça-feira, 6 de novembro de 2018

Educacão física infantil - Brincadeiras - Ritmo


Plano de aula

Data:

Tema: Psicomotricidade.

Conteúdo: Atividades visomotoras.

Objetivo Geral: Introduzir atividades gerais que estimulem as capacidades sensório motoras.

Objetivos específicos: Coordenação motora, coordenação visomotora, criatividade e conhecimento do corpo.

Material: Latinhas com pedras e objetos variados.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos): Alunos livres pela quadra farão sons variados com as mãos e com os pés.

Parte principal (30 minutos):

Ritmo

·         Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
·         Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo, esfregando, puxando, arrastando etc.).
·         Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
·         Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
·         Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
·         Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
·         Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Parte final (10 minutos):

De volta para sala realizando os sons realizados na quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário