quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Plano de aula - Educação Infantil - Educação Física

Turma: Educação Infantil (4-5 anos)

Assunto da aula: Atividades recreativas

Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.

Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.

Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:

Em Sala

1° Momento: Acolhida/Chamada.

2° Momento: Lanche.

Em Quadra

·                      Brincadeiras com as mãos e com os braços: o professor realizará diversas atividades com as crianças envolvendo as mãos e os braços: balançar livremente os braços e as mãos; bater palmas; imitar a aranha subindo; imitar a borboleta ou o avião voando; juntar a ponta dos dedos; bater palmas de acordo com uma música; bater palmas uma criança de frente para a outra; amassar folhas de jornal.
·                     Boneco de massas: as crianças brincam em dupla. Uma criança deverá ser o boneco de massas e a outra o modelador. O modelador deverá modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo do outro. Depois troca, quem era o boneco vira o modelador e o outro o boneco de massas.
·                     Corrida do canguru. Objetivos: Desenvolver a destreza e a agilidade motora; desenvolver o controle e a eficácia das diversas práxias globais e segmentares; adquirir noção de direção e localização. Procedimentos: A turma deverá se dividir em duas colunas. Os primeiros integrantes de cada fila deverão colocar uma bola entre suas testas. Dado o sinal, as duas crianças deverão sair caminhando até o local determinado e voltar sem deixar cair a bola. A dupla seguinte continua a brincadeira.
·                     Identificando os calçados pelo tato: Objetivos: Discriminar o seu tênis através do tato, entre vários. Procedimentos: Nessa brincadeira, todas as crianças deverão tirar seu calçado e levar a um lugar determinado. O professor misturará todos os calçados, deixando mais desafiador para as crianças procurarem. As crianças formam duas filas, com o mesmo número em cada uma. Dado o sinal de início, os primeiros de cada fila, com os olhos vendados, saem correndo até os calçados e identificando-os pelo tato, os colocam. Depois de colocar verificam se são seus os calçados colocados. Quando retornam, os próximos da fila continuam a brincadeira, até que todas as crianças tenham colocado seus calçados.
·                     Pula-varetas. Objetivos: Definir estruturação espacial e tomada de consciência do seu corpo em um ambiente; desenvolver a eficácia das diversas práxias globais e segmentares. Procedimentos: o professor deverá colocar algumas varetas (podem ser cabos de vassoura) no chão com distância de vinte centímetros voltando para o início, mas elas não deverão pular nas varetas. Ora pularão com um pé, ora com o outro, ora com os dois. As outras crianças continuam a brincadeira, até que todos tenham participado.
·                     Passe a bola. Objetivos: Contribuir para o reconhecimento do nome das crianças do grupo; contribuir para o desenvolvimento da práxia ampla (coordenação motora) e da atenção; experimentar ao máximo os movimentos que requeiram o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo. Procedimentos: As crianças deverão permanecer sentadas em forma de círculo, afastadas e voltadas para o centro. A professora lança a bola para uma criança que estiver na roda. Iniciam cantando uma música, esta criança deve passar a bola para a pessoa que está ao seu lado e assim por diante. Quando terminar a música ou ao sinal da professora, quem estiver com a bola deverá dizer o seu nome.
·                     Estátua: Objetivos: Expressar-se de diversas formas por meio da música; desenvolver o freio inibitório no momento em que precisam ficar paradas. Procedimentos: O professor liga uma música, as crianças deverão dançar livremente, quando o professor desligar a música, as crianças deverão ficar paradas em forma de estátua, quando o professor ligar novamente a música, as crianças continuarão a brincadeira. Variação: Quando o professor desligar a música, as crianças deverão imitar um animal, retornando à dança quando ligar a música.
·                     Corrida do livro. Objetivos: Desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; adquirir noção de direção e de localização. Procedimentos: Divide-se a turma em duas equipes, os primeiros de cada equipe deverão correr com um livro na cabeça, sem segurar com as mãos e sem deixar cair, até uma linha determinada e voltar, passando o livro para a próxima criança que continuará a brincadeira. A criança que deixar o livro cair deve voltar para o início, ou seja, o local de saída.
·                     Duro ou mole. Objetivos: Desenvolver a socialização e a colaboração com o grupo; desenvolver a agilidade motora; adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas, promovendo a integração entre as crianças. Procedimentos: As crianças deverão se espalhar no pátio imitando um boneco mole, ou seja, balançando o corpo e uma criança escolhida por sorteio deverá ser o pegador. Enquanto brincam, o pegador tenta pegar os bonecos moles, quando pegos, eles se transformam em bonecos duros e devem ficar parados até que outra criança transforme-os novamente em bonecos moles.

Recursos: Quadra ou espaço aberto.

Avaliação: A avaliação será feita através da observação, como cada aluno realiza a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário