quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Plano de aula - Educação Infantil - Educação Física

Turma: Educação Infantil (4-5 anos)

Assunto da aula: Atividades recreativas

Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.

Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.

Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:

Em Sala

1° Momento: Acolhida/Chamada.

2° Momento: Lanche.

Em Quadra

·                     Mural de bexigas: Material: Barbante, bexigas coloridas, caneta para retroprojetor, fita adesiva, tesoura com ponta arredondada. Colocando em prática: Entregue uma bexiga para cada criança. Oriente-as a encherem-nas e auxilie-as a darem um nó no bico. Peça para desenharem, no balão, uma carinha sorrindo e, do lado oposto a esta figura, escreverem o seu nome. Depois, recolha todas as bexigas e amarre-as, lado a lado, em um fio de barbante. Fixe as extremidades do fio nas paredes da sala, em uma altura que possibilite que as crianças alcancem os balões. Então, solicite que procurem pela bexiga que contém o seu nome e ajudem os outros a encontrarem as deles.
·                     Corrida do Tênis: Os participantes deverão retirar os tênis e colocá-los distantes. Dada a largada, eles deverão correr e calçá-los o mais rápido possível. Em seguida, as crianças serão divididas em duplas e cada criança buscará o calçado do seu par.
·                     Coelho sai da toca. Objetivos: Desenvolver a destreza e a agilidade motora; adquirir hábitos de cooperação nas atividades em equipe, assumindo responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras. Desenvolvimento: As crianças formarão uma toca: duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficará outra criança que será o coelho. Um coelho ficará sem toca. O professor dirá: “Coelho sai da toca”, as crianças que forem coelhos deverão trocar imediatamente de toca e o coelho que estava fora tentará entrar na próxima vez. Depois troca, a criança que era coelho passa a ser toca e o que era toca passa a ser coelho, e continua a brincadeira. Depois de algumas vezes, troca novamente até que todas as crianças tenham sido coelhos.
·                     Como anda o equilibrista? Meça e corte um fio de barbante de aproximadamente 2 m e coloque-o esticado no chão. Peça que as crianças se organizem em uma fila indiana e oriente-as a andarem sobre o fio sem perder o equilíbrio. Nesta atividade, também pode ser pedido que as crianças andem em cima de bancos de madeira.
·                     Varinha mágica: as crianças deverão ficar com os olhos fechados. O professor deverá encostar uma varinha (varinha mágica) em uma parte do corpo de uma criança, a qual deverá dizer o nome da parte do corpo tocada pela varinha. E assim continua a brincadeira repetindo a atividade com as outras crianças.   
·                     Corrida dos sapatos: divide-se a equipe em duas fileiras, uma criança do lado da outra. Todos os participantes tiram os sapatos e depositam a uma distância de 5 m(todos misturados). Dado o sinal, todas as crianças saem pulando com o pé esquerdo até encontrar o seu par de sapatos e calçá-los. Assim que terminarem de calçar, voltam rapidamente para o lugar.
·                     Brincadeiras com as pernas e com os pés: o professor realizará diversas atividades com as crianças envolvendo as pernas e os pés: Levantar as pernas para o alto e imitar uma bicicleta; abaixar e levantar as pernas; separar as pernas e olhar por entre elas; bater uma perna ou um pé no outro; esticar as pernas; girar os pés; bater as mãos nos pés; saltar obstáculos; correr contornando obstáculos; andar na ponta dos pés; pular com um pé só e outros.
·                     Andando em zigue-zague: O professor deverá colocar diversas caixas de papelão afastadas umas das outras. As crianças deverão caminhar em ziguezague ora para fora, ora para dentro até o final do percurso com os cones. Esta atividade tem como objetivo fixar a dominância de um segmento sobre o outro mediante um máximo de vivências motoras e experimentar ao máximo os movimentos que requeiram o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.
·                     Atividades com pneus: Rolar o pneu livremente; caminhar sobre os pneus colocados no chão; ficar um de frente para o outro e rolar o pneu; andar em cima dos pneus; correr atrás do pneu rolando; rolar com as mãos e outros. Os objetivos desta atividade são desenvolver a eficácia das diversas práxias globais e segmentares; desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; desenvolver a orientação espaço temporal, uma boa orientação e lateralidade.
·                     Espantalho: Forma-se duas equipes com o mesmo número de integrantes cada uma, sendo que uma criança de cada equipe deverá ser o espantalho. O professor prende a mesma quantidade de grampos na roupa de cada espantalho. Dado o sinal de início, os primeiros de cada equipe começam a tirar os grampos dos espantalhos, colocando-os dentro de um pote. Dado o próximo sinal, os dois participantes entregam os potes para os próximos da fila, que continuam a brincadeira. A brincadeira continua até que todos os grampos sejam retirados. Depois disso, inicia-se novamente a brincadeira escolhendo outros espantalhos.

Recursos: Quadra ou espaço aberto.

Avaliação: A avaliação será feita através da observação, como cada aluno realiza a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário