quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Plano de aula - Educação Infantil - Educação Física

Turma: Educação Infantil (4-5 anos)

Assunto da aula: Atividades recreativas

Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.

Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.

Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:

Em Sala

1° Momento: Acolhida/Chamada.

2° Momento: Lanche.

Em Quadra

·                     Corrida do contrário: Objetivos: contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora e desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas formas. Procedimentos: Traçam-se duas linhas. Os participantes deverão ser divididos em duas equipes que ficarão de costas uma para a outra. Dado o sinal os participantes viram-se e correm até a linha do outro lado. Quem chegar primeiro será o vencedor.
·                     Corrida do sopro. Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da musculatura do rosto e da boca. Procedimentos: As crianças deverão sentar-se em volta da mesa ou no chão, uma de frente para a outra. Sobre a mesa e/ou um papel A3, a professora coloca algumas bolinhas de papel e cada criança deverá assoprar para o lado contrário. Vence quem conseguir levar mais bolinhas para o lado contrário.
·                     Lenço atrás: Objetivos: Contribuir para socialização entre as crianças; desenvolver a práxia (coordenação motora) e agilidade enquanto as crianças correm do pegador. Procedimentos: as crianças deverão permanecer sentadas em círculo, voltadas para o centro e afastadas umas das outras. Escolhida por sorteio, uma criança permanecerá fora com um lenço na mão. Dado o sinal, o jogador de posse do lenço, anda atrás das crianças enquanto todos cantam a música abaixo. Depois da última palavra da música, a criança coloca o lenço atrás de outra, e esta deverá correr para pegá-la. E assim, inicia novamente a brincadeira. Música: Corre cutia, na casa da tia. Corre cipó, na cada da avó. Lencinho branco caiu no chão, moça bonita do meu coração. Posso jogar? Pode.
·                     Varal colorido: Habilidades motoras trabalhadas: Coordenação motora global, agilidade motora, velocidade e preensão manual. Desenvolvimento: juntam-se todas as crianças em um espaço aberto, formando uma grande fileira. Todas ficam com um lenço na mão e longe delas arma-se um varal, a uma altura em que elas possam alcançá-los. Dado o sinal, a primeira criança sai correndo e pendura bem rápido o seu lenço no varal. Depois que ela volta ao lugar, sai outra criança e assim por diante.
·                     Movimento: Passarela do movimento: Habilidades motoras trabalhadas: Coordenação motora global, equilíbrio, agilidade, força. Desenvolvimento: Disponha os colchonetes em sequência no chão, formando a passarela. As crianças vão desfilar, realizando várias movimentações diferentes e em diversas posições: todos engatinham na passarela (ida e volta); depois todos rolam (ida e volta); crianças ao lado da passarela: agora ficam com as duas mãos em cima da passarela e o resto do corpo fora dela. Caminham lateralmente – 2 passos com os pés e depois com as mãos; o contrário da atividade anterior: os pés ficam na passarela e as mãos fora; agora se rastejam na passarela como uma cobra; dando cambalhotas.
·                     Movimento:Corrida do copo d´água: Objetivos: Desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; adquirir noção de direção e da localização. Procedimentos: Divide-se a turma em duas equipes com o mesmo número de participantes cada uma. Dado o sinal do início, o primeiro de cada equipe corre com o copo na mão sem deixar a água cair até um local determinado, voltando e passando o copo para o próximo da fila. Esta criança deverá continuar a brincadeira e assim, sucessivamente até que todos tenham participado.
·                     Corrida do saci: Objetivos: Fixar a dominância de um segmento sobre o outro mediante vivências motoras; desenvolver a destreza e a agilidade motora; adquirir hábitos de cooperação nas atividades em equipe, assumindo responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras. Procedimentos: Para realizar essa brincadeira, o professor fará duas linhas no chão, bem distantes uma da outra. Uma delas será a saída e a outra a chegada. Cada participante ficará atrás da linha da saída. Dado o sinal de largada, as crianças saem pulando e imitando um saci (com uma perna só). Vence a criança que chegar primeiro na linha de chegada.
·                     Fazer a brincadeira: Arranca-rabo: Objetivos: Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal; realizar movimentos com diferentes velocidades e contrações musculares de diferentes intensidades. Material: Tiras de papéis de duas cores e fita para anexá-los na roupa das crianças. Procedimentos: Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cada criança e colado com uma fita. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando para ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo a vencedora.

Recursos: Quadra ou espaço aberto.

Avaliação: A avaliação será feita através da observação, como cada aluno realiza a atividade.

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