quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Plano de aula - Educação Infantil - Educação Física

Turma: Educação Infantil (4-5 anos)

Assunto da aula: Atividades recreativas

Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.

Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.

Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:

Em Sala

1° Momento: Acolhida/Chamada.

2° Momento: Lanche.

Em Quadra

·                     Pisar na sombra. Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da agilidade e da percepção do próprio corpo, bem como promover a socialização entre as crianças. Procedimentos: Essa brincadeira só poderá ser realizada em um dia com sol e em um espaço aberto. Neste espaço, as crianças deverão correr para todos os lados. Uma criança será escolhida para ser o caçador e deverá pisar na sombra das crianças. 
·                     O pulo do sapo. Objetivos: Desenvolver o esquema corporal, expressando-se de diversas formas. Procedimentos: Marcar na quadra uma linha de partida e uma de chegada. Dado o sinal, as crianças deverão pular imitando o sapo até a linha de chegada, quem chegar primeiro será o vencedor.
·                     Corrida dos animais: todas as vezes que iniciam a brincadeira, as crianças deverão combinar qual o animal que deverá ser imitado, também deverá ser combinada uma linha de saída e uma linha de chegada. As crianças ficam todas atrás de uma linha. Dado o sinal, elas saem imitando um animal estabelecido no início do jogo, até a linha de chegada. Vence a criança que chegar primeiro do outro lado.
·                     Gato e rato: as crianças se colocam em um círculo com uma delas fora dele, este será o “rato”. O rato toca as costas de um amigo da roda, que se tornará o “gato”. Este sai da roda e corre atrás do rato que tem de ocupar o lugar do gato. Se isso acontecer, o gato se torna rato e tudo começa de novo. Se o rato for pego, continuará sendo rato.
·                     Quem sou eu? Forme um círculo com as crianças. Uma criança fica no centro com os olhos vendados, enquanto a roda gira para a direita e depois para a esquerda. O jogador do centro bate palmas e a roda pára. Em seguida, aponta para um amigo que está na roda e este diz bem alto e disfarçando a voz: Bom dia! O do centro terá que reconhecer a voz e dizer quem é o amigo. Se ele acertar, o amigo assume seu lugar. Se errar, terá que fazer outra tentativa passando as mãos no rosto do amigo. Se ainda assim errar, ele sai do centro e fica uma vez sem jogar.
·                     Feijão queimou: as crianças fazem um círculo de mãos dadas, mas sem fechar. A primeira será o cabeça e irá conduzir a fila. Para começar, ele irá dizer: Cabeça: Feijão queimou! Todos: Quem queimou? Cabeça: Foi a vovó! Todos: Dá uma volta? Cabeça: Eu dou! O cabeça do grupo puxa a fileira e passam todos por baixo das mãos da primeira dupla do outro lado da fila. Quando passarem todos, a segunda criança vai ficar de costas com os braços cruzados sobre o peito. Nenhuma criança poderá soltar os braços, para não arrebentar a corrente. Começa tudo novamente até que todos passem e fiquem na mesma posição. Quando terminar, somente as crianças das extremidades da fila estarão ao contrário das demais. Alinhe lentamente as crianças para que ninguém se solte, colocando-os lado a lado. Divida a fila em dois grupos, como um cabo de guerra. Ao ouvir o sinal vão puxar para lados opostos. O grupo de deixar arrebentar a corrente perde.
·                     Brincar de guiar o amigo, sendo que um vai estar com os olhos vendados e o outro será o guia do primeiro. Em um segundo momento, os parceiros irão mudar de lugar e quem estava guiando agora vai ser guiado.
·                     Brincando de espelho vivo: Objetivos: Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas formas e discriminar a capacidade de reprodução de imitar um amigo. Procedimentos: uma criança é o espelho e a outra deverá realizar os movimentos. Esta deverá realizar os movimentos diversos em frente ao espelho e o espelho deverá imitar.
·                     Quem é o fantasma? Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da percepção de forma. Procedimentos: A turma será dividida em duas equipes: uma deverá ficar dentro e a outra fora da sala. As crianças que estiverem dentro da sala enviarão uma criança coberta com um lençol que será o fantasma. As crianças que estiverem fora da sala deverão adivinhar quem é o fantasma. Depois as crianças que estiverem fora da sala enviarão um fantasma para a turma que estiver dentro da sala. E assim continua a brincadeira até que todas as crianças tenham participado.
·                     Joga a Bola! Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da tonicidade e fixar a dominância de um segmento sobre o outro mediante as vivências motoras. Procedimentos: Em um espaço aberto, as crianças deverão ficar em forma de círculo. Uma criança será escolhida para ficar no meio da roda com uma bola. Dado o sinal, esta criança jogará a bola para outra criança, que deverá pegar a bola e ocupar o local do centro, a criança que estava no centro ficará no local da que estava no círculo e assim segue a brincadeira.

Recursos: Quadra ou espaço aberto.

Avaliação: A avaliação será feita através da observação, como cada aluno realiza a atividade.

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