domingo, 30 de julho de 2017

Plano de aula - Ensino Fundamental 1 - Educação Física

PLANO DE AULA
TURMA: 1º ano
DATA:  /  /  
Capacidades:
  •          Identificar nas manifestações corporais sensações afetivas;
  •          Vivenciar atividades que possibilitem perceber o corpo em movimento de acordo com suas possibilidades individuais;
  •        Construir regras de convivência nas atividades vivenciadas.

CONTEÚDOS:

           Atividades recreativas variadas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
  •        Apresentação da professora;
  •            Conhecer os alunos;
  •           Conversa informal sobre o que mais gostam nas aulas de Educação Física;
  •            Apresentação das regras de convivência;

           A história da serpente
A professora começa cantando a seguinte cantiga:
“Essa é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedacinho do seu rabo,
ei você também é um pedaço do meu rabão”
A criança que foi apontada passa por debaixo da perna de quem apontou indo para trás e segura na cintura do colega. A brincadeira se repete até que todos tenham passado por debaixo da perna, formando uma grande fila, dançando e cantando.

          Brincadeira Acorda Urso
Uma criança do grupo é escolhida para ser o “urso” que estará dormindo dentro de um grande círculo desenhado no chão. As outras crianças deverão se aproximar do urso bem devagarzinho e gritar: Acorda urso!!! Quando estiverem em sua frente. Nesse momento, o urso levanta-se e corre atrás das outras crianças. Quem for pego, também vira urso.
           Pular corda, cobrinha;
          Atividades sugeridas pelos alunos.

OBJETIVOS:
  • Desenvolver a coordenação motora ampla, a agilidade.
  • Estimular a capacidade de movimentação em espaços limitados e a percepção, direção a ser percorrida.
  • Proporcionar a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada aluno.

AVALIAÇÃO:
          Por meio da observação se avaliara a participação individual e coletiva, o envolvimento e a aceitação das atividades propostas.

RECURSOS: Corda, bolas e bambolês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário