quinta-feira, 26 de abril de 2018

Plano de aula ginástica

Tema: Ginástica
Subtema: Ginástica para Todos na Escola.
Escola:
Data:   /  /
Faixa Etária: 05 à 06 anos.

Objetivo geral: Vivenciar a Ginástica para todos tendo como base os diferentes movimentos gímnicos a partir das expressões advindas da Ginástica Artística, Rítmica e Acrobática.

Objetivos específicos: Experimentar os movimentos gímnicos; ampliar o conhecimento sobre a ginástica.

Materiais utilizados: Colchonetes.

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas com base na metodologia das aulas historiadas que colaboram com o processo de ensino-aprendizagem por meio da aproximação do contexto de aula da fantasia infantil.

Desenvolvimento da aula:

Primeira parte: Aprendendo os movimentos. 30’

A partir dos gestos imitados dos animais, os alunos deverão executar alguns movimentos como: Carrinho de mão (caramujo); parada de mãos (coice do cavalo); estrelinha, baixa, média e alta (estrela do mar mão, mão e pé, pé); rolamento (macaquinho) com os colchonetes postos pelo chão será executado a atividade sistematizada com o auxílio dos ministrantes; rolinho humano, s alunos serão divididos em grupos de 7 ou 8 crianças e todos deitarão no chão exceto 1 que será rolado por cima dos colegas.

Intervalo para água

Segunda parte: Roda de conversa

Com os alunos sentados no chão será discutido o desenvolvimento da aula, o que eles sabem sobre os movimentos realizados, o nome, se já visualizaram em outro lugar, se eles têm conhecimento que os movimentos realizados são pertencentes da modalidade ginástica e posteriormente será entregue o questionário de avaliação.

Avaliação – 05 MINUTOS.

Questionário de avaliação para os participantes.

Na volta à sala de aula com as crianças, será perguntado de forma lúdica e descontraída o que elas acharam do conteúdo, através de um formulário com carinhas (alegre, triste e indiferente) que será entregue aos participantes, saberemos o grau de satisfação das crianças com a aula.



Referências:             

SCHIAVON, L.M; NISTA-PICCOLO, V.L. Aspectos Pedagógicos no Ensino da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica no Cenário Escolar. In: PAES, R, R; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: Contexto e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005. p. 111-112.

MELLO, A.S; SANTOS, W; KLIPPEL, M.V; ROSA, A.P; VOTRE, S.J. Educação física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, 2014. p. 467-484.

Nenhum comentário:

Postar um comentário